sábado, 23 de janeiro de 2010

Louçã, em bicos de pés, só atrapalha...


A ostensiva colagem de Louçã e do Bloco de Esquerda à eventual candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República, ainda antes da tomada de posição do PS, só a prejudica, na justa medida em que Alegre surge como candidato de um partido que se situa na extrema esquerda do espectro político e que não vai além dos 10% dos votos dos eleitores. É, pelo menos, o que, a meu ver, transparece da sondagem aqui citada, que revela que Alegre reúne, nesta altura, 82% das preferências dos eleitores do Bloco, mas não vai além dos 46% dos votantes PS e de 51% dos apoiantes da CDU.


É bom que Manuel Alegre se distancie, quanto antes, da estratégia do Bloco, pois, se não for assim não vai lá. De facto, parece-me evidente que a estratégia seguida por Louçã é a melhor forma de Alegre ser derrotado. Por vezes, há "amigos" que causam mais estragos que os "inimigos" e este parece-me ser o caso, mesmo dando de barato que a colagem de Louçã e do Bloco é genuína e bem intencionada. Do que me permito duvidar, tendo em conta que, se é verdade que o "namoro" entre o Bloco e Alegre, durante a última legislatura, foi útil para o Bloco, hoje, só pode ser tido à conta de um erro de Alegre. E revelador de alguma ingenuidade, se Alegre, como suponho, já alimentava, na altura, a ideia de se candidatar. Só espero é que Alegre ainda vá a tempo de o remediar, porque a alternativa, segundo a sondagem, é mais Cavaco.
Poupem-me!
Adenda:
Alegre ainda não anunciou, formalmente, a sua candidatura, mas tal não impediu que Louçã e o Bloco tenham já anunciado formalmente o seu apoio. Está visto que Louçã não desiste de se pôr em bicos de pés. O apoio oficial, nestas circuntâncias, além de prejudicial à candidatura, é rídículo.)

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece-me que a maior parte dos votantes do Partido Socialista ainda não compreendeu (?) que o que está em jogo é eleger o Presidente de que o país necessita. Ou será que os eleitores do P.S. não querem que os seus votos se misturem nas urnas com os votantes do B.E. ou da C.D.U.? Não serão todos os votos em Manuel Alegre bem-vindos?
Depois não se queixem de mais 5 anos de Cavaco que, se bem me lembro, foi "levado em ombros" para o Palácio de Belém pela brilhante estratégia definida pelos políticos do P.S. ao dividir, como o fez, o eleitorado, apresentando a candidatura de Mário Soares.
Sim, porque de Cavaco estou farta, eu que sou apartidária e votei, sem preconceitos, no Manuel Alegre. Agora, chegou a vez dos votantes socialistas não desapontarem o país, que de guerrinhas está farto. Ou será que há no P.S., quem tenha medo de Manuel Alegre?