terça-feira, 7 de outubro de 2008

A confiança de rastos...



Depois de tanta expectativa criada com a aprovação do "Plano Paulson" e quando se esperava que, por via dessa aprovação, as bolsas de valores se reanimassem, constata-se que aquela aprovação teve precisamente o efeito contrário, com "afundanços" em série: A Bolsa de Lisboa perdeu 9,86 % e bateu o recorde da maior queda diária de sempre; as bolsas europeias não andaram longe de uma tal performance, pois o índice da Bolsa de Paris caiu 9,04 & e em Londres e em Frankfurt apuraram-se descidas, respectivamente, de 7,85 por cento e de 7,07 por cento. A Bolsa de Nova Iorque, por sua vez, não quis ficar muito para trás e vai daí o índice Dow Jones fechou a perder 3,58 por cento, e o Nasdaq 4,34 por cento.
Todos estes resultados significam que, neste momento, embora haja falta de liquidez, o problema mais grave é a falta de confiança dos mercados, confiança que está, pelos vistos, de rastos.
A confirmarem-se estes resultados e caso não haja, nos tempos mais próximos, uma inversão na actual tendência, teremos de chegar à conclusão de que Bush vai averbar mais um "flop"à sua já longa série.
Não é motivo para regozijo, porque o seu falhanço vamos ser todos a pagá-lo, com a deterioração da economia global. É, pois, uma simples e triste constatação.
(Imagem daqui)

Sem comentários: