sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Sarah Palin versus Joe Biden


Começo por reconhecer que tenho pouca simpatia pelas ideias da candidata à vice-presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, o que, reconheço, pode influenciar a minha opinião, sobre o debate que ontem teve lugar entre os candidatos à vice-presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano (Sarah Palin) e pelo Partido Democrata (Joe Biden).
Permito-me, mesmo assim, emitir um juízo sobre o debate que resumiria nos seguintes pontos:
1. Primeiro aspecto a assinalar: O debate correu de forma extremamente civilizada, não tendo nenhum dos candidatos recorrido a "golpes baixos". Diria até que, atendendo às circunstâncias, se tratou de um debate cordial e com elevação, o que só abona a favor de ambos.
2. A candidata republicana excedeu em muito as minhas expectativas sobre a sua performance, pois não cometeu nenhuma "gaffe" assinalável e revelou ter um discurso fácil e desenvolto. Posto isto, há que reconhecer também a sua impreparação no tratamento da maior parte dos temas, impreparação que, no entanto, teve a habilidade que disfarçar com o seu desembaraço, fugindo sistematicamente às perguntas difíceis, desviando a conversa para as suas intervenções em matéria de energia, enquanto governadora do Alasca, habilidade a que recorreu com frequência.
3. O senador Joe Biden revelou um conhecimento aprofundado sobre os temas em debate, designadamente na área da economia e em matéria de política internacional (num caso e noutro, a milhas de distância da sua oponente) tendo um discurso elaborado e bem estruturado.
4. Pelos meus critérios, a vitória no debate teria de ser atribuída a Joe Biden, mas não sei se o americano médio será da minha opinião. É que a governadora Palin pode ser inexperiente e não ter grandes ideias mas sabe "vender o seu peixe".
(Imagens daqui e daqui)

Sem comentários: