domingo, 17 de maio de 2009

Avifauna portuguesa # 49 - Fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis) juvenil

Juvenil de Fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis Rafinesque)
(Local e data da captação da imagem: Parque da Paz - Almada; 13-05-2009)
(Para ampliar, clicar sobre a imagem)

4 comentários:

Anónimo disse...

tem um olhar bem arguto!

Anónimo disse...

Pois, parece o olhar do Pinho...

Aquele parque da Paz é um manancial de passarada.

Quando a Emília se for embora, será que a passarada fica?

Francisco Clamote disse...

Sem dúvida que sim: quanto ao olhar arguto (tomara o Pinho tê-lo assim); e também quanto à permanência da passarada. Quando a Mª Emília se for até julgo que a passarada aumentará porque haverá quem melhor trate do Parque da Paz (e com menos gastos, porque até agora tem sido um desperdício de dinheiro só com a plantação de árvores que, deixadas ao abandono durante o verão, acabam por morrer). É um facto que no mesmo sítio, ou por desleixo ou por má escolhas das árvores, já foram plantadas árvores, três e quatro vezes.Algumas lá têm escapado (pinheiros, sobretudo) mas milhares foram plantadas para morrerem. Quem, como eu, frequenta o Parque e o aprecia (e por isso louvo a ideia e a sua concretização) é um desgosto ver o que ali se tem verificado nesse aspecto.

Anónimo disse...

Até já me tinha esquecido da ferroada... que tinha deixado por aqui escondida.

Ainda bem que toca o tema e, isto só para dizer que quando fazem, provavelmente, todos parte da mesma confraria, será difícil, meter na ordem quem é incompetente ou falha nas suas obrigações ( mas quem supervisiona tb pode ter um arranjuinho com quem passa a vida a replantar).

Então, passo, (com esta minha falsa modéstia) a ensinar como alguns engenheiros agrónomos deverão exigir se faça a plantação de árvores (não disse arbustos!):

Cova entre 0,80 a 1,00 metro de profundidade e de largura, colocar no fundo restos lenhosos ou ramas de arbustos, matos, etc. com abundância e calcando-os, cobrindo-os com alguma terra( estes elementos ficarão decompostos ao cabo de uns anos e servirão de elemento amaciador de terras duras e nutritivo quando a árvore crescer e lá chegarem as raízes).
Por cima pode colocar estrume orgânico novamente pouca terra seguindo-se a colocação da planta, normalmente a desenvasar no momento.
Feita a cama desta feita, pois que como diz o povo quem boa cama faz nela se deita...então e,
Seguidamente rega-se de modo a toda a cova ficar ensopada.
Se a voltarem a ensopar no mês de Julho podem crer que no ano seguinte está viçosa.

Este o meu contributo para a conservação da natureza e da biodiversidade já que tanto malho no ICNB e outros amadores...