sexta-feira, 8 de maio de 2009

Também vou por aqui...

Em matéria de quotas para imigrantes, subscrevo inteiramente as posições dos deputados do PS Celeste Correia e Paulo Pedroso e do ex-deputado do mesmo partido Vítor Ramalho. Independentemente de quaisquer outras considerações, eu diria que: 1) a maioria dos postos de trabalho ocupados por imigrantes são empregos que os portugueses rejeitam; 2) quando o mercado de trabalho se contrai, também os fluxos de imigrantes se contraem, como diz Paulo Pedroso, pelo que não faz sentido diminuir as quotas para imigrantes; 3) os imigrantes não só contribuem para a renovação do tecido social do país, como nos enriquecem do ponto de vista cultural; 4) um país de emigrantes, como Portugal, até por razões de simples pragmatismo (para não invocar valores mais altos, como os princípios humanitários e de respeito pelo "outro") não pode seguir uma política ainda que só tendencialmente xenófoba.
Aditamento
No mesmo sentido, mais uma voz no PS: a de António Vitorino que criticou hoje a redução da quota de imigrantes extra-comunitários.

2 comentários:

mdsol disse...

Subscrevo!

:))

CS disse...

Caro amigo,

Acreditando ser uma causa relevante para si, no link abaixo encontrará o aúncio a um ciclo de debates sobre eco-consumo e comércio justo. Pedia o favor de se achar relevante, fazer um post com este link, ou copiar directamente o meu texto linkando para o meu blogue onde surgirão novidades. Obrigado. http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/05/ciclo-comercio-justo-e-eco-consumo.html