terça-feira, 26 de maio de 2009

BPN: início do ajuste de contas?

Com a audição de Oliveira e Costa na Comissão de Inquérito ao Sistema Bancário, a novela BPN conheceu novos desenvolvimentos. Ainda é cedo, até por falta de contraditório, para tirar conclusões definitivas, mas já se podem tirar algumas ilações:
1. Dias Loureiro sai desta audição completamente arrasado quanto à sua credibilidade, dando de barato que não o tinha sido já;
2. Miguel Cadilhe também leva resposta que não abona a seu favor;
3. O empresário Joaquim Coimbra, na versão Oliveira e Costa, é o mau da fita.
(Todos são "barões" do cavaquismo. Pergunta-se: simples ajuste de contas ?)
4. A supervisão do Banco de Portugal, nas palavras de Oliveira e Costa, sai ilesa, contrariando as posições de Cadilhe e apesar dos esforços de alguns deputados e da anunciada exibição de Nuno Melo que, a meu ver, foi fraca e saiu frustada.
5. Oliveira e Costa, escudado no segredo de justiça, tenta fazer passar a ideia de que não é responsável pela situação em que o BPN se encontra. (Ele é o cordeiro e os outros - os accionistas do grupo dos 4, ou 10 - os lobos?)
Títulos recolhidos no "PUBLICO.PT":

Oliveira Costa acusa Dias Loureiro de mentir

Ex-presidente do BPN acusa Cadilhe de lavar "as mãos como Pilatos"

Oliveira e Costa acusa Joaquim Coimbra de fazer abortar venda do BPN à Carlyle

Oliveira Costa rejeita culpas e responsabilidade por "um cêntimo que seja de perdas"

Se não fosse a "Biometrics" não haveria investigação à SLN/BPN

"accionistas tinham interesses económicos subentendidos"

Depoimento de Oliveira e Costa lido na Comissão Parlamentar de Inquérito

Depois de finda a audição, um breve comentário complementar:

1.Como parece óbvio, a recusa do ex-Presidente do BPN em prestar declarações sobre matérias sujeitas a segredo de justiça, retira, em boa medida, credibilidade ao seu depoimento, pelo menos na parte relativa à sua participação nos negócios em que são apontadas irregularidades e eventualmente ilícitos. Digo ilícitos, uma vez que não se pode ignorar a existência de indícios que levaram à sua prisão preventiva. A sua prestação, no entanto, foi de molde a conquistar simpatias, tal a naturalidade com que se apresentou e a simplicidade e até boa disposição que revelou. Em termos de "marketing" diria que a actuação de Oliveira e Costa constituiu uma excelente operação. Falta saber se foi espontânea ou estudada. Inclinar-me-ia, no entanto, para a primeira hipótese, porque há, na sua apresentação, comportamentos que não dão para estudar, como é o caso de algumas revelações de carácter mais pessoal.

2. Em termos políticos, se alguém saiu prejudicado da audição, foi o PSD (partido de Oliveira e Costa) e tal foi bem visível nas perguntas do deputado Hugo Velosa (do PSD) que, pese embora o esforço, não conseguiu disfarçar o seu desconforto.

3. As reacções dos visados não se farão esperar certamente. A novela BPN, tudo o indica, vai ter continuação.

(reeditada)

Sem comentários: