segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ingratos

É isso: somos mesmo ingratos. Raro será o dia em que não surja alguém a lamentar que Portugal tenha um presidente da República chamado Cavaco Silva, tornado famoso pelos seus "avisos", tão frequentes quanto inúteis. 
Cavaco Silva é, na verdade, acusado frequentemente de inacção, o que é uma flagrante injustiça, pois manda a verdade que se diga que Portugal nunca conheceu, desde o 25 de Abril, um Presidente da República tão interventivo. Forçado pelas circunstâncias, é certo, mas nunca tivemos, desde então, um Presidente que tivesse de empossar, semana sim, semana sim, novos membros do governo, o que é, obviamente, uma enorme trabalheira.
Trabalheira que se torna particularmente evidente neste caso: ainda Cavaco não está completamente refeito da última digressão pelo estrangeiro e já hoje tem que empossar mais uma mão cheia de secretários de Estado: uns quantos a preencher  lugares vagos na sequência da última remodelação governamental  e mais uns tantos a ocupar as vagas deixadas em aberto pela saída de dois secretários de Estado a quem é imputada parte da responsabilidade por mais um "buraco", entretanto descoberto, nas contas das empresas públicas, avaliado em mais de três mil milhões de euros.
E mais evidente ainda se torna o sacrifício de Cavaco quando se verifica que este acto de posse  não passa de mais um episódio duma remodelação a conta gotas que não visa outro objectivo que não seja remendar um fato gasto e esburacado. 
E sendo assim, é caso para perguntar se vale a pena o sacrifício de Cavaco. Olhando para os nomes de Francisco Almeida Leite e de Berta Cabral, diria eu que não, pois, se o pano já estava roto, mais roto vai ficar.
Façamos, pois, justiça a Cavaco: considerando a inutilidade da remodelação, muita paciência e espírito de sacrifício tem ele para aturar Passos Coelho. Como justa compensação, cabe aos portugueses aturá-lo a ele. Pelos vistos!

1 comentário:

Graça Sampaio disse...

A primeira demissão deveria recair sobre ... o presidente da República! E depois todos os outros em sequência... Isso é que era!!!