A Rússia “anexa de facto” as regiões separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul ao assinar hoje com elas os acordos de cooperação económica e militar, na opinião de Alexandre Lomaia, secretário do Conselho de Segurança georgiano.
Embora se trata de uma simples opinião, esta não andará longe da realidade, embora me pareça que o correcto é falar em integração e não em anexação. Importa, aliás, reconhecer que o mais difícil nesse caminho está já está ultrapassado. Depois da invasão da Geórgia pela Rússia, aproveitando o ensejo proporcionado pela imprudência do presidente georgiano, veio o reconhecimento da independência das duas regiões separatistas. Agora só falta mesmo que as populações da Abkásia e da Ossétia do Sul se pronunciem formalmente no sentido da integração na Federação Russa, resultado que não é difícil alcançar, conhecida que é a sua preferência.
Não tendo pretensões a vidente, a verdade é que este resultado não constitui para mim qualquer surpresa, pois, de tão lógico, já aqui tido sido previsto.
Sem comentários:
Enviar um comentário