terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"Este Tempo" de censura


"No dia 23 de Janeiro, o então director de Informação João Barreiros disse a Ricardo Alexandre que o programa Este Tempo terminava porque o "director-geral Luís Marinho não queria assinar a renovação dos contratos" dos colunistas do programa. Quando Ricardo Alexandre lhe perguntou a razão, Barreiros respondeu que era por causa de "Pedro Rosa Mendes e daquela crónica que fizera sobre Angola".
Ricardo Alexandre afirmou que "pela forma como reagiu durante a conversa", presume que também o próprio João Barreiros só terá sabido da decisão de Luís Marinho nesse dia 23. "Disse-me que em muitos anos de profissão era a primeira vez que lhe pediam para tirar um programa do ar."'


Perante o depoimento de Ricardo Alexandre prestado hoje na Comissão de Ética, relatado aqui, donde extraí a transcrição supra, não restam dúvidas de que  "Este tempo" foi objecto de censura.
Não sei, face ao depoimento, se Luís Marinho actuou por iniciativa própria, ou se se limitou a fazer a vontade ao ministro Miguel Relvas. Seja como for, só tem que seguir um caminho: o da rua. 
E, das duas, uma: ou se demite, como lhe cumpriria, ou então a administração que o demita. Se esta o não fizer, ficará claro que na decisão andou a mão de Relvas.
Luís Marinho, pelos vistos, não é homem d'Este Tempo. O tempo dele (e o da censura) já passou. E o de Relvas?

Sem comentários: