terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Com os óculos do "Correio da Manha"

Quem ler, no "Correio da Manha", esta parangona - IRS dá bónus à Função Pública -  que serve de título à notícia sobre as novas tabelas de retenção do IRS, há-de julgar que o Gaspar está a usar dalguma espécie de "generosidade" em benefício dos funcionários públicos (e dos pensionistas, acrescento eu) pelo facto de não incluir no cálculo das retenções os subsídios de férias e de Natal que, efectivamente, não vão receber.
Grande favor! 
Melhor fora, digo eu, que para além de serem esbulhados dos subsídios, os funcionários públicos e os pensionistas ainda tivessem que pagar pelo que não recebem. Pelos vistos, para o "Correio da Manha", isso seria normal.
Já o facto de as tabelas de retenção representarem realmente um agravamento, quer para o sector privado, quer para o sector público e pensionistas não merece mais que um subtítulo, só visível à lupa - Impostos: Sector privado penalizado com subidas de 2% nos escalões - e ainda assim incorrecto.
A forma como o "Correio da Manha" trata a questão mostra bem, qualquer que seja o ângulo de análise, que o "jornal do crime" é um caso jornalismo lambe-botas difícil de bater. Com os óculos da direcção do "Correio da Manha", até o rapace Gaspar passa por "generoso".
(reeditada)

Sem comentários: