quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O "Álvaro" não é pateta



Seguramente. Professor universitário em Vancouver (Canadá) o "Álvaro", ministro da Economia, não é, não pode ser, pateta. Tal não quer dizer que, com inusitada frequência, não se comporte como tal. Aí estão as suas ideias sobre as bandeirinhas ou sobre os pastéis para o comprovar. 
Estas "patetices" e outras que tais, para além de darem aso a um ou outro comentário mais jocoso, até poderiam passar em claro, se se desse o caso de a economia, área sob a sua tutela, estar já a dar algum sinal de animação, para já não falar em recuperação. Ao invés, porém, a economia não só não dá tais sinais, como, muito pelo contrário, está em acentuada recessão, com o desemprego a acelerar fortemente. 
É verdade que o "Álvaro", e o governo a que pertence, não têm que arcar com toda a responsabilidade por tal situação. É assim agora, como já o fora antes, embora os actuais governantes, "Álvaro" incluído, não o reconhecessem em relação ao governo anterior. Dêmos isso de barato. 
Todavia, o "Álvaro" e o seu governo, não podem muito simplesmente lavar as mãos, como se a sua política excessivamente recessiva (melhor dito: de empobrecimento) não fosse, de todo, para aqui chamada, porque tal, muito simplesmente, não é verdade. O "ir além da troika" é da responsabilidade deste governo e de mais ninguém.
O pior, porém, nem é este "lavar das mãos". O que, com toda a franqueza, não me agrada  mesmo nada, é a atitude do ´"Álvaro", useiro e vezeiro em lançar as culpas para o Governo antecedente.
Vem esta conversa a propósito da última tirada do "Álvaro" sobre o "tsunami do desemprego". Diz ele, sacudindo a água do capote, como é hábito, que o "tsunami do desemprego" foi lançado bem antes do actual governo entrar  em funções. 
Admitindo que se trata dum "tsunami", há um facto que nem o "Álvaro" pode negar. É que o "tsunami" ganhou uma força que não tinha dantes. O novo ímpeto do "tsunami", agora que o desemprego atingiu 13,6% (batendo largamente o anterior que o "Álvaro" lançou à cara dos deputados socialistas durante um debate na Assembleia da República) não é da responsabilidade do Governo anterior.
É da tua responsabilidade, "Álvaro" e deste governo.
Ou será que tu, "Álvaro", não vês aquilo até um pateta, que não tu, obviamente, consegue ver?
(imagem daqui)

Sem comentários: