segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Legislativas - Sondagem CM/Aximage: O PS à frente

  • Resultados da Sondagem CM/Aximage realizada entre 1 e 4 de Setembro
PS: 34,5%
PSD: 28,9%
BE: 10,4%
CDS-PP: 8,1%
CDU: 7,8%
"Indecisos": 6%;
  • Resultados com redistribuição dos "indecisos":
PS: 36,7%
PSD: 30,7%
BE: 11,1%
CDS-PP: 8,6%
CDU: 8,3%
OBN:4,6%;
  • Para comparação:
Resultados de anterior sondagem da mesma empresa, realizada em Julho:
PS: 30,5%
PSD: 30,3%
BE: 13,3%
CDU: 9,5%
CDS-PP: 6,1%
  • Notas:
1. Não é caso para tirar conclusões definitivas, pois o passado recente (eleições europeias) demonstra que as sondagens estão longe de traduzir, com rigor, a vontade do eleitorado, ainda que se saiba que as sondagens da Aximage foram as que mais se aproximaram do resultado final nas referidas eleições.
2. Seja como for, parece legítimo sublinhar que o PS ganha terreno ao PSD: de quase empatados na anterior sondagem Aximage (diferença de 0,2%), o PS surge agora à frente e distanciado (diferença de 5,6%, nos resultados brutos). Isto, não obstante se dar a circunstância de, como salienta o CM, a sondagem já ter apanhado os primeiros efeitos da "estória" Jornal da Sexta, supostamente prejudiciais para o PS.
3. A confirmarem-se estes dados, está mais longe a hipótese de um governo liderado por Manuela Ferreira Leite, dados que, aliás, são corroborados pelos resultados do inquérito sobre o índice de confiança realizado simultaneamente, segundo o qual, 42% dos inquiridos tem confiança em José Sócrates para chefiar o Governo, ficando-se Ferreira Leite pelos 26,1%. (Fonte). Para os inquiridos, a "Verdade" (com letra grande) de MFL parece não ser melhor que a verdade (tout court) dos outros. Antes, pelo contrário.
4. Embora o BE continue a surgir como terceira força política, estes resultados, não parecem, para já, muito animadores, pois desce de 13,3%, na sondagem anterior para 10,4%, nesta. A euforia de que Louçã vem dando mostras não tem nesta sondagem grande suporte.
5. O PCP também desce de 9,5% para 7,8% e, ao invés, o CDS sobe de 6,1% para 8,1%. Desta vez, Paulo Portas parece não ter razões para se queixar da sondagem.
6. Como ainda há-de correr muita água sob as pontes, videbimus.

2 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

De realçar

Nao ha maioria absoluta...

Se PS ganhar irá ter de forçosamente ter que fazer alianças: E aí surge o CDS. Que com estes numeros ou mais irá com certeza ser a alavanca de Jose Socrates. E aí vai cair o país!!!!

Boa subida do CDS. O BE ja era esperado estar onde está. Preocupante para quem nao quer os bloquistas no governo

Boa noticia : os comunistas sao cada vez mais ultimos

Anónimo disse...

Ando lixado com a Brisa.

Isto nada tem a ver com sondagens?

Leia e vai ver:

Mudei de carro e por fax comuniquei à Brisa a nova matrícula e mandei cópia do livrete.
Tempos depois, a VIA VERDE, deu sinal amarelo e fui, DEPOIS DE BATER COM O NARIZ NA PORTA em vários sítios de atendimento entretanto fechados (tudo a favor do consumidor e para lhes facilitar a vida...), ver o que se passava e mudaram-me a bateria do aparelho, voltei depois para ver o que se passava e não me conseguiram informar no guichet aonde me dirigi.

Resumindo, recebi agora uma carta com um coima de cerca de 2000 Euros para pagar.
Que diabo, passo na AE todos os dias para trabalhar,
sou uma pessoa honesta e digna, mas isto não se faz.

Protestei, dizem que não receberam a comunicação da mudança de matrícula, querem que eu pague 10 vezes como mínimo o valor da portagem pelo máximo do trajecto e querem as várias coimas todas somadas e iguais ao nº de passagens.

Fazem isto ao abrigo de uma lei do PS, o tal da maioria absoluta na Assembleia da república e essa lei é a Lei n.º25/2006 de 30 de Junho.

Tanto ladrão, tanto vigarista, tanto malandro e tantos outros que isto só serve para trancar e atravancar a vida a pessoas honestas.

Agora vou pros tribunais e para os advogados?
Já viram quantas horas me tiraram de sono?

Eu não mereço isto.

VOTEM PS para ter mais disto.E digam que vão votar assim para terem sondagens bonitas.

Que importa o que diz Manulela F Leites, o sócrates, e outros, e se isto está conforme com isto ou com aquilo, se é politicamente correcto ou não, se, afinal, fazem leis para torturar os cidadãos?

São também as leis que atazanam a vida aos pescadores que poem a GNR a verificar se o turista no mar do algarve tem licença de pesca com cana e á linha, conforme relatava por aí um anónimo.

O senhor tem tido sorte. Quando lhe calhar a maleita depois falamos, de como ter princípios e respeito vale tanto e muito mais do quanto parece.
v. Silva