sábado, 27 de dezembro de 2008

Quando o horror se transforma em rotina

O ataque israelita desencadeado hoje contra a Faixa de Gaza terá feito 205 mortos e centenas de feridos, segundo Mouawiya Hassanein, chefe dos serviços de emergência na Faixa de Gaza.
A aviação israelita "interveio de forma maciça sobre as infra-estruturas do Hamas na Faixa de Gaza, a fim de fazer parar os ataques terroristas ocorridos nas últimas semanas contra instalações civis israelitas"foi a razão invocada pelas autoridades israelitas.
O cenário é idêntico a outros anteriores e os motivos invocados também não diferem.
As razões até podem ser verdadeiras, mas suponho que, quer o Estado de Israel (entidade que distingo do povo judeu), quer o Hamas (entidade que distingo do povo palestiniano) já tiverem tempo de concluir que não é por esta forma que chegarão à paz. Felizmente há cidadãos de Israel e Palestinianos que já fizeram a opção pela paz, mesmo quando tal opção é para uns e outros bem dolorosa. É neles que mora a esperança.
Onde não mora certamente é em Tzipi Livni, candidata do partido no poder às eleições legislativas de 10 de Fevereiro, que perante a mortandade ainda se atreve a pedir à comunidade internacional para apoiar os esforços de Israel “contra uma organização islamista que está a ser apoiada pelo Irão”.
E precisa de apoio ? Para quê ? Pergunto-me.

1 comentário:

heitor disse...

Até quando a barbárie israelita?
Até quando continuaremos reféns deste povo que se considera eleito?
É tempo de o mundo dizer "basta!".
Não poderemos tolerar por mais tempo as atrocidades que estão a ser cometidas pelo Estado de Israel.
Matar mais de 300 palestinianos por que 10 ou 20 dos seus cidadãos se consideraram em risco de vida?