segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Confirma-se o ditado...

..."Ninguém é profeta na sua terra".
É preciso virem técnicos do estrangeiro para elogiar as reformas do actual Governo em matéria de educação !
É ver aqui, porque aqui, local adequado para a referência ao assunto, não há sinal do conteúdo do relatório da OCDE sobre política educativa para o primeiro ciclo (2005-2008).
E já não se estranha, diga-se.

6 comentários:

ARISTIDES DUARTE disse...

Sabe quanto gasta o Município do Sabugal com transportes dos alunos? Mais de meio milhão de euros por ano.
Fecham as escolas e depois gasta-se o dinheiro noutras coisas.
Mas é tudo para poupar e reduzir o déficit, claro...

Francisco Clamote disse...

Caro Aristides Duarte:
Confesso que não sei a que conclusão quer o meu amigo chegar com a sua informação. Será que pretende dizer que assim se gasta mais ? Ou que se gasta menos ? Ou será que constesta o encerramento das escolas que não tinham condições para funcionar? E, se sim, com base em que argumentos.
Cumprimentos

ARISTIDES DUARTE disse...

É assim: claro que se gasta mais.
Escolas que não tinham condições para funcionar tem que me explicar o que são, porque eu conheço as escolas e são todas iguais, ou parecidas. Portanto, só tretas....

Francisco Clamote disse...

Caro Aristides Duarte:
Veja lá como as coisas são! Eu diria o contrário, atendendo ao que se poupa na manutenção e funcionamento das escolas (algumas nem esse título mereciam)encerradas. E, de certeza, que para professores e alunos foram criadas melhores condições de trabalho nas que ficaram em funcionamento. Julgo eu, é claro. Cumprimentos.

ARISTIDES DUARTE disse...

Pois é: diria o contrário porque não conhece as escolas. Só as conhece de ouvir falar. Como a propaganda deste governo é terrível, toda a gente conhece as escolas.
Mas é como eu digo: mais coisa, menos coisa são todas iguais. E olhe que eu já estive em mais de 25 escolas. Umas têm cantina, outras não. Por exemplo aquela em que estive o ano passado , com 26 alunos, tinha cantina. Esta, onde estou este ano, com 80 alunos , não tem cantina. A do ano passado tinha biblioteca. Esta não tem. É conforme.
De resto, tudo na mesma. Magalhães só ainda distribuiram dois na minha escola (com 80 alunos). Lá vi um numa caixa pela primeira vez, há 3 semanas. Quadro interactivo nunca vi. Computadores há,mas do século passado. Já estive em escola bem mais pequenas com computadores muito melhores. É como digo. É conforme.
E quem lhe disse que as escolas nem mereciam esse título? Isso é só o que se diz. Ninguém foi ver. Garanto que há escolas bem equipadas que fecharam, só devido a esta política. E os alunos foram transferidos para outras , não melhor equipadas. Só que é moderno.
E sobre a poupança e manutenção das escolas , se deitar as contas ao que a Câmara gastou em sistemas de aquecimento em escolas (algumas encerraram logo no ano a seguir devido a estas políticas) logo vê.
Sempre houve escolas que encerraram. De morte natural. Não havia alunos e fechavam. Agora , é a razia total.Fecham mesmo com 10, 15, 20 alunos. E há sítios onde estão abertas com menos de 10 alunos. Explique-me isso.
Sobre o relatório: claro que tendo sido encomendado pelo Governo , não era para dizer mal. Quase ninguém morde a mão do dono que o alimenta.
Mas, interessante, é que até há bem pouco tempo o modelo era a Finlândia. Agora já se diz que Portugal está na vanguarda. Logo vemos se os outros países seguem as políticas portuguesas, na educação.
Já tenho quase 20 anos de professor. Já vi muitas leis. E muitas mudanças. Mas, o que eu vi é que o que era o máximo num ano, passados uns anos era o pior. Vou-lhe dar um exemplo: Num Governo de Guterres os professores foram apanhados de surpresa com uma medida que diziam que era o máximo. Havia uma interrupção de uma semana, na época dos Santos. Ninguém pediu, ninguém exigiu nada disso. Passados uns tempos decidiram que era a pior medida que podia existir.
Outro exemplo: no tempo do Cavaco, decidiram que o melhor era manter as escolas primárias abertas até ao dia 8 ou 9 de Julho. Fez-se isso, mas depois disseram que era o pior. E os professores só cumpriram ordens.
O que é certo é o seguintre: desde que se decidiu tirar poder aos professores , nas escolas, para o entregar aos pais, isto é uma balbúrdia. Mas , assim é que está bem.
Olhe, quando eu andava na escola quem mandava era o professor.
Nem passava pela cabeça de alguém de fora da escola meter-se.
Eu aprendi a ler e a escrever. Os que andaram comigo, também.
Agora , não aprendem e não estudam( e, alguns, nem querem aprender) e a culpa é do professor.

Cumprimentos

ARISTIDES DUARTE disse...

Esqueci-me de referir que um dos autores do relatório da OCDE é Alexandre Ventura, presidente do Conselho Consultivo para a Avaliação de Professores.
Claro...