segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Dou um doce ...

... a quem acertar nas previsões sobre a evolução da economia portuguesa nos próximos tempos.
Candidatos ao prémio já há:
- O Governo português que prevê, para este ano, a contracção do PIB em 0,8 %; um défice público de 3,9 % e uma taxa de desemprego de 8,5 %;
- a Comissão de Bruxelas que antecipa uma contracção da economia em 1,6%; um défice público de 4,6 %; e a taxa de desemprego em 8,8%, números estes bem mais desfavoráveis do que os adiantados pelo Governo português;
- Bagão Félix (uma autoridade na matéria como o comprova a sua actuação como ministro das Finanças no Governo de Santana Lopes); o Bloco de Esquerda ; e João Proença, líder da UGT que alinham pelas previsões de Bruxelas.
Antecipo também a minha previsão de que nenhum dos candidatos vai receber o prémio.

2 comentários:

Anónimo disse...

E sabe por que razão ninguém vai acertar?
Porque, como as coisas estão, vai suceder o mesmo que no circo aos pratos que ele artista se esforça por os fazer rodar no topo dos vários paus. Lembram-se da imagem ou do número artístico?
Pois bem, vai haver um momento em que começam a cair e a partir-se.
Ainda hoje, no programa opinião pública alguém dizia que lá na terra,os pracistas dos táxis ultimamente passavam o dia inteiro à espera, nem uma corrida, dias seguidos! Ele disse que os observava.Eu também vejo lojistas à porta fumando e agitando-se.

As fábricas estão a fechar, os escritórios não cultivam milho nem trigo, a maioria dos milhões de portugueses vive nas zonas urbanas, sim, continue a imaginar e vai ver onde tudo isto vai ou pode ir parar e não precisa de ser muito imaginativo.
Ah! o Governo começa injectar dinheiro nas empresas? Até quando?
E depois quem vai pagar o déficit? É que até os hoteleiros do Algarve já vieram também pedir apoio porque parece que não há turistas.
Alguém vai continuar a pagar o seu ordenado, a sua pensão ou reforma, a sua renda de casa, ou o empréstimo da casa.
Sim, tb é verdade que os americanos puseram ou vão pôr as máquinas impressoras da nota verde a produzir papel e os chineses que serão os maiores titulares e possuidores da dívida pública externa dos USA, vão ficar todos contentes e radiantes quando descobrirem que toda a sua fortuna acumulada na nota verde vai ficar, pela inflação, reduzida à expressão mais simples.
Isto e outros ingredientes óbvios, meus amigos, é a receita ideal para o sangue frio, para a tolerância, para a compreensão dos problemas dos outros, para a solidariedade, para a paz e para a harmonia universal...

Quando bater no fundo tudo vai começar a mexer, lá isso é verdade, mas não deixem de estar preparados psicologicamente para o tombo, pode não haver almofada.
Não se excite porque, agora, já pouco ou nada pode fazer.
Pode suceder que a crise não o atinja.

Anónimo disse...

E não há quem discorde?

Se discorda, diga por quê, s f f .

Sem discordãncia isto não tem grande piada!
Obrigada