segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Promete e cumpre ...

Depois da decisão de encerrar Guantánamo; de pôr fim aos métodos de tortura no interrogatório de prisioneiros; de acabar com as comissões de julgamento especiais; o Presidente Barack Obama toma medidas para aumentar eficiência energética e reduzir dependência do petróleo.
Tal como havia prometido !
Actualização:
Como se pode constatar, perante esta notícia, também em política externa se assiste a uma viragem na política americana que, não sendo de 180 graus, representa contudo uma nova forma de encarar o mundo, em especial o mundo muçulmano, a quem o Presidente Barack Obama se dirige, afirmando que "os americanos não são seus inimigos”, acrescentando que “Por vezes cometemos erros" e "Não somos perfeitos”, postura que está bem longe da arrogância e dos triunfalismos de Bush (de triste memória).

5 comentários:

mdsol disse...

Não fui uma entusiasta de Obama de primeira hora. Por deconhecimento e porque admiti que fosse mais um fenómeno tipo "pop star" fabricados com facilidade por aqueles lados. Agora, depois de ler algumas coisas, de o ouvir e de começar a ver os sinais que dá, só posso esperar que o deixem ir no seu caminho. Tenho receio de que não o tolerem lá por muito tempo! [Acho que me faço entender]. De qualquer modo, e independentemente das mudanças materiais, as mudanças simbólocas são já, neste momento, irreversíveis.
:))

Anónimo disse...

Ao contrário de Sócrates

Francisco Clamote disse...

São opiniões, caro Anónimo!
Por sinal, em relação às questões energéticas, José Sócrates até é pioneiro.

Anónimo disse...

"em relação às questões energéticas, José Sócrates até é pioneiro"
Só pode estar a brincar, prove

Francisco Clamote disse...

Caro Anónimo:
Como é evidente, não tenho que lhe provar coisíssima nehnuma. Aliás, no seu primeiro comentário tão afirmativo, nem sequer adianta qualquer espécie de argumento.
Em todo o caso e para não ir mais longe, pode consultar mesmo aqui no "Terra dos Espantos" as etiquetas "energias renováveis". Clicando sobre elas, julgo que poderá encontrar alguns dados que o satisfaçam. Se não for o caso, tem que ter paciência, pois não pretendo fazer uma investigação mais aprofundada. Tenho, como compreenderá, mais que fazer. Cumprimentos.