terça-feira, 8 de setembro de 2009

Louçã: a estratégia falhada

Não nego que Francisco Louçã seja um político brilhante e de verbo fácil, mas, neste debate com José Sócrates, a sua estratégia, que passa por chamar à colação um ou outro caso concreto, para depois generalizar, falhou redondamente. Não só encontrou pela frente, um político com igual ou superior capacidade, como cometeu o erro (fatal?) de se referir a um caso (o da adjudicação duma auto-estrada à Mota-Engil) que, garantiu Sócrates, não é verdadeiro. Se se vier a confirmar que as afirmações de Louçã são falsas, a imagem que ele tenta transmitir de paladino da seriedade e da transparência na vida pública vai sofrer um grande rombo.
E, manda a verdade (a minha, pelo menos) dizer que Sócrates, ao usar o programa eleitoral do BE, e ao referir-se às nacionalizações e à extinção dos benefícios fiscais (propostas do Bloco de Esquerda) conseguiu aquilo que, à partida, não seria suposto: pôr Louçã à defesa.
Quem se atreve a dizer que a melhor defesa não é o ataque?

8 comentários:

Quadrúpede Rosa disse...

Caro Clamote
Permita-me republicar o comentário que fiz ao seu post anterior, uma vez que o assunto se replica.
Nesta, concordo consigo, F. Clamote. Louçã é, de facto, um estratego, digno de figurar, como exemplo nos pensamentos bélicos de Sun Tzu e na "Arte da Guerra". De Louçã,o habilisoso, diria o general dos exércitos de Wu: " cansa o inimigo quando este está descansado; deixa-o com fome quando este estiver com provisões; move-o quando está parado".
Para Sócrates, o Menor, Sun Tzu aconselharia: " um chefe que não entende as intenções, os enredos e os esquemas dos príncipes ods estados vizinhos, não pode fazer alianças com eles".
Enfim, Dr. Clamote, depois de ler "A Arte da Guerra" e decantá-la para o xadrez político, no movimento de pedras PS/BE, suponho que concordará comigo: Louçã merece o lugar de Sócrates e este não está à altura do lugar de quem quer que seja.

Francisco Clamote disse...

Meu caro:
Peço-lhe desculpa, por ter eliminado o seu comentário ao "post" anterior. Pareceu-me tratar-se uma cópia deste, enviado em duplicado e não me apercebi que se reportava a um "post" diferente. Agradeço-lhe o envio de uma 2ª via que eu terei todo o gosto em o publicar. Em alternativa, poderei, se assim o desejar, fazer uma cópia deste e publicá-lo eu próprio, com a indicação da sua proveniência. Só não o faço, desde já, por admitir que possa ter alguma objecção quanto a este procedimento.
Renovo as minhas desculpas.
Respondendo ao seu comentário:
É óbvio que estou muito longe de concordar consigo. Estou mesmo em completo desacordo.

Quint disse...

Penso que existem aqui duas pessoas que não viram o que vi ontem ... uma serei eu, outra quem se assina como Quadrúpede Rosa.
Sócrates pode, de facto, ser o Menor, mas que Louçã consiga reunir todos aqueles predicados quando ontem, confrontado no seu próprio terreno, se deixou ficar pelo atoleiro.
Mas isto cada um vê o que mais lhe convém.

Anónimo disse...

Se aquilo da Autoestrada não for verdadeiro, será a ruína para Louçã... diz v.exa.

E SE e se for Sócrates a mentir?, este continua na mesma, não passa por descarado aldabrão e tipo sem vergonha nem categoria?

Essa hipótese não a admitiu pq está incondicionalmente no outro lado e isto quer dizer senão imparcialidade, pelo menos perigo dela...!

Francisco Clamote disse...

Caro Anónimo:
Não reivindico para mim a virtude da imparcialidade, pela razão simples de que ninguém, ainda que faça esforços conscientes nesse sentido, a alcança.
Mas a verdade, por vezes, consegue-se atingir. No caso, está demonstrado, que a verdade estava do lado de Sócrates: Não tinha havido qualquer adjudicação e, pelos vistos, nem vai haver. Vem hoje nos jornais. Consulte, por exemplo, este sítio "http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1356648" onde encontrará todos os esclarecimentos que julgo necessários. Cumprimentos.

Anónimo disse...

Eu não achei, mas de modo algum, que Louçã tivesse sossobrado no que quer que fosse, mas F.PINTO E cª logo, em insignificâncias terão visto, o dr louçã em queda.

Hoje, tb me lembrei do Sócrates quando li no jornal que Portugal continuava em 48º lugar dos países com melhores condiçoes para investumento, ou seja a meio da tabela e só não desceu, repito, só não desceu, porque meteu o simplex e a sociedade na hora.

Mas a nossa "verdade do dia a dia" mostra que tudo continua demasiado burocrático e manhoso.

É que ontem também me lembrei dele quando confiando no aviso da compª de seguros, me esqueci de levar o carro pela 1ª vez à inspecção e eis que estava um carro da polícia com uma câmarazinha virada para o trânsito e, quando o meu carro passou ao seu alcance apitou e lá foram 250 Euro para o galheiro.

O polícia não se mostrava condoído e até se percebia empenhado na tarefa com alguma satisfação, aquilo contava para os objectivos, e eu, algo danada, balbuciei:
"mas não era melhor correrem atrás dos ladrões e assaltantes?"
Ele retorquiu:
" ora, minha senhora, isso dá chatice , a última vez torci um dedo e não dá".

Mas voltei a pensar no tal menino de ouro quando o polícia me disse:

"ai perdeu o título de registo do carro? Pois tem que ir à conservatória e tem 8 dias para o ir mostrar à esquadra da PSP na Alta de lisboa".

Mas obtemperei eu: "então o senhor, diz-me que vê aí pelo sistema que eu é que sou a dona, diga-me lá para que tenho eu que ir mostrar o que vocês já sabem pelo vosso acesso ao sistema?"

Isto é que é um verdadeiro complex.
Mas tenho mais exemplos em como Portugal, não sendo dos piores, fica cá para baixo na tabela.
Saudações, mas não vou votar nele.
Isto está bom é para multar sentado.

Estes problemas é que incomodam o povo.

Estou farta!

Maria da Agonia

Quadrúpede Rosa disse...

Para o anfitrião:
Não fez mal em eliminar o comentário anterior, uma vez que, de facto, era um copy-paste do que permitiu aqui a publicação. Daí, não der sevido, da sua parte, o pedido de desculpas, o qual, a existir, seria obviamente aceite.
Para o Visitante Francisco-Pinto:
Poderá causar alguma perplexidade o assinar com Quadrúpede Rosa. Garanto-lhe que não há chiste ao partido que, segundo julgo, apoia. Trata-se de um "nick name" usado desde há muito pela blogosfera - podia escolher Pantera Rosa - e agora custa-me abandoná-lo porque, sob essa capa anónima, tenho comentado com cortesia e empenho.
Comentando o seu comentário, não vi Louçã no atoleiro e, este a existir, decerto foi criado pelo seu adversário; aliás, como em todo o País por ele governado.
Saudações para ambos
PS (post scriptum):
Gosto deste blog, até porque tem ideias contrárias às minhas e eu gosto mais de debater do que ser apologista dos que me são favoráveis.

Anónimo disse...

E eu anónimo que não sou quadrúpede, também gosto, por duas razões:

Ele senhor do Blogue encaixa bem o contrário, o que tem mérito, muito!

Depois tb gosto pq quando aqui se vem, pelo menos não aparece a "depuração",ou seja isto, é , um lugar protegido.

Também aparecem uns cavalheiros a falar de leis, bem e mal feitas e a protestar, parece-me com razão.

Bem haja