sábado, 2 de janeiro de 2010

"Abyssus abyssum invocat"

Num raro exercício de "modéstia", José Pacheco Pereira (JPP), ao fazer hoje, no "Público", previsões para o ano de 2010, compara-se ao Professor Karamba ao garantir-nos que em 2010 tudo pode acontecer: "Pode cair o Governo? Pode"; " Pode tudo correr 'normalmente' ? Também pode".
É verdade que a "modéstia" do novo professor Karamba não é coisa para durar muito, pois uma dúzia de linhas à frente, as suas absolutas certezas regressam em força para ficarmos a saber que a possibilidade de tudo correr normalmente passa pelo aparecimento de uma direcção do PSD complacente com o PS, direcção que, sob o peso da "responsabilidade" (essa tenebrosa palavra, no dizer do novel cartomante) permitiria que se chegasse a um entendimento entre os dois partidos.
Entendimento que, todavia, no dizer dele, não nos levará a lado nenhum, pois não existe, nem nos partidos, nem na sociedade portuguesa, "qualquer genuína vontade de mudança", e o tempo dos populistas (Santana Lopes, presumo) já passou, pelo que (e aqui regressa, também em força, o profeta da desgraça) só nos resta o destino do Titanic: afundarmo-nos e sem orquestra a tocar (orquestra que no Titanic havia e em Portugal encalhado não há).
No entanto, para Pacheco Pereira, há, ou poderia haver, uma hipótese de salvação que, deduzo, passaria pela manutenção de Manuela Ferreira Leite à frente do PSD, ou pelo aparecimento de "alguém semelhante" (Paulo Rangel, presumo novamente) que lhe tomasse o lugar.
Esta aposta de Pacheco Pereira numa personalidade que, pelas provas dadas, se revelou uma perfeita nulidade política, completamente falha de ideias e cuja agressividade se revelou tão excessiva, quanto inútil, é a cabal demonstração de que Pacheco Pereira, enredado nas suas certezas e no seu fanatismo, vive na mais completa cegueira.
Com tanta catástrofe anunciada por Pacheco Pereira, só nos faltava mais esta! Não é verdade, porém, que, com já diziam os latinos, abyssus abyssum invocat?
(Imagem daqui)
(Publicado também em "A Regra do Jogo")

Sem comentários: