terça-feira, 31 de março de 2015

Que país é este?

«Passados vários meses da tragédia, é altura de extrair lições e de serem apontadas responsabilidades.

Portugal sofreu o terceiro maior surto mundial de legionela, o segundo maior em espaço aberto, centenas de pessoas foram afectadas, mais de uma dezena morreu, os prejuízos humanos, económicos e financeiros foram imensos.

(...) o Ministério da Saúde cavalgou uma inacreditável manobra de marketing e comunicação, passando a imagem de um trabalho excepcional e eficiente e merecedor de generalizado aplauso e "setas para cima" na comunicação social. Na verdade, é exactamente o contrário!!! Porquê? Porque o surto nunca devia ter acontecido!

O Ministério da Saúde, a Direcção-Geral da Saúde e o Ministério do Ambiente, porque aligeiraram criminosamente as medidas de auditoria e controlo das potenciais fontes de legionela, falharam gravemente na sua principal missão: a prevenção. Foi uma vergonha para Portugal a existência de um tão grave surto de legionela. As mortes ocorridas ficarão para sempre a pesar na sua consciência moral, técnica e política.

Porém, como sempre, ninguém assume responsabilidades, ninguém se demite e alguns ainda parecem pensar que são heróis...

Que país é este, em que a opinião pública, apesar de tantas mortes, tolera desta forma tão chocante a irresponsabilidade e a incompetência de alguns governantes?»

(José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos; "Legionela. Ninguém se demite?!" Na íntegra: aqui. Destaques meus)

1 comentário:

Majo disse...

~
~ ~ Mais um Espanto!

~ ~ ~ ~ Impressionante!

.

~ ~ ~ O que podemos fazer. ~ ~ ~
~ Deixemos correr água o mais quente possível antes do banho.
Tem de escaldar.
~ O ar condicionado deve possuir sistema de desinfecção.

~~~~~Excelente partilha. ~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~