É falacioso o argumento (...) Pode haver quem não tenha cabras mas tenha crédito, como já aconteceu a Portugal e aos portugueses. Por outro lado, não julgo que um tribunal possa invocar um dia o provérbio "com um olho no burro, outro no cigano" para justificar medidas especiais de vigilância sobre pessoas de determinada etnia. Baste a quem basta o provérbio e não creio que baste ao Direito.
A lógica pastoril revela que há indícios de que Sócrates praticou atos de corrupção, mercadejando as funções públicas, ou apenas que o dinheiro envolvido teria de ser seu e não pode ter sido dado ou emprestado? Essa lógica pode apontar para indícios, mas especifica um crime. É adequada à investigação mas insuficiente para formular a acusação.
Talvez tal lógica fosse suficiente para um crime que pressupusesse a inversão do "ónus da prova", como o famoso enriquecimento injustificado, inexistente no momento da prática dos factos.
No crime de corrupção, cabe ao Ministério Público demonstrar que o dinheiro foi recebido para uma certa disponibilização dos poderes públicos. Os princípios da presunção de inocência e ‘in dubio pro reo’ assim o impõem.
Vender cabritos sem ter cabras não prova por inferência a prática de crimes de corrupção, salvo se entendermos que o vendedor não pode ter deixado de receber os cabritos para praticar atos ou omissões contrários aos deveres do cargo, no conjunto de mundos possíveis. (...)
3 comentários:
Chicamigo
As palavras da Professora Fernanda Paula, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa têm muito peso. Lecciona mas também escreve artigos que, pela categoria e autoridade da autora devem ser tomados em consideração.
Espanta-me que o pasquim CM tenha publicado este, pois, apesar de Portugal ser uma terra de espantos, o "jornal" (???) tem sido o campeão do clube anti-Sócrates.
Mas tenho de felicitar a autora pelo que escreveu e também tu que continuas a defender a Liberdade democrática. Bem hajas
Abç
~
~ ~ É uma ignomínia manterem uma pessoa presa por essa...
~ ''lógica pastoril''...
~~~~~~ Grata pela partilha. ~~~~~
~ Venha uma semana primaveril! ~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Até o Rodrigo Moita de Deus se atirou aos juizes!
Enviar um comentário