terça-feira, 8 de setembro de 2009

A quadratura do círculo

Quem fala assim, não é gago, mas é sectário e arrogante quanto baste. Louçã quer formar um governo de esquerda, mas não conta com o PS. Com as intenções de voto que esta sondagem lhe atribui (10,4%) e contando apenas com os 7,8% da CDU, é desta que alguém aparece a resolver a quadratura do círculo. Louçã. Quem mais ?
Sem saída, no entanto, para tanta certeza e tanta arrogância, Louçã mais me parece um visionário, no seu labirinto. Sem saída, porque, acrescento, por muito inteligente que seja e julgo que é, Louçã, agarrado aos seus dogmas, como "revolucionário" que se preza de ser, não vê que, nas actuais circunstâncias internacionais, a "revolução" não é para já. A direita, entretanto, agradece e suponho que a hipótese de uma vitória da direita lhe não desagrada, na perspectiva "revolucionária" do quanto pior, melhor.
Reconheço, entretanto, que para um "revolucionário", como ele, que põe o ideal da "revolução" à frente de qualquer outro interesse, incluindo os do país, não faz, na verdade, nenhum sentido um possível entendimento com o PS. Este é bem mais modesto nas suas aspirações. E, já agora, também mais realista, pois sabe que o prometido "paraíso na terra" não está ao virar da primeira esquina.
(Reeditada)

4 comentários:

Anónimo disse...

Não brinque com coisas sérias.

Olhe, basta que a classe média dita baixa, essa mole humana de alguns milhões de trabalhadores por conta de outrém, desde mineiros, pedreiros, operários das poucas fábricas, agricultores, pescadores e os demais empregados de serviços pagos a pouco mais que o salário mínimo, se resolvam a votar BE e, você verá como tudo se parte em dois tempos.

Isto até está a pedir uma fractura.
Portugal não pode continuar a ser assim diferente , orgulhosamente diferente.

Ah! as pessoas , diz você, têm medo de fazer isso?
Mas, não é Louçã uma pessoa com casa , carro e algumas posses?
É propriamente um miserável comunista que queira privatizar tudo e pôr tudo ma miséria?

Mas eu estou lá preocupado que nacionalizem a GALP ou a EDP? Nem sou accionista delas, quero lá saber do Sr. Amorim e do Sr. José Eduardo dos Santos, só sei que pago a electricidade mais cara, não tenho hipóteses de ter aquecimento central como outros povos europeus o têm a baixo custo, e o petróleo e o gás é muito mais caro que em espanha e outros países como alguém escrevia aqui no bloge e LÁ GANHAM MUITO MAIS QUE EU!!!! .

Os privados administram melhor? É evidente, que não desde que o Estado seja sério.
Vocês não se preocupam com as terras que este Estado desvaloriza e eu vou preocupar-me com o valor das vossas acções dessas companhias que fazem milhões.
Também vou passar a ser egoista, vou votar , não para continuar tudo MAIS OU MENOS NA MESMA, mas para mudar, experimentar uma outra forma de governar o país.

Francisco Clamote disse...

Supunha eu que não estava a brincar.
Entretanto, vote em que muito bem entender. Não serei eu a estorvá-lo.

capitolina disse...

Noutro tempo tb votei BE. Depois o BE começou a crescer e eu comecei a ver demasiada demagogia no discurso. Depois concluí que, acima de tudo ,conta o poder. O País é uma realidade concreta, é certo, mas que há-de servir pra nós governarmos. Qualidade de vida de todos?...Quem se importa?
Concordo com o Francisco, o BE não deixará de gostar que ganhe a direita, naquela ante-felicidade de quanto pior melhor. Isso será mt mau para os portugueses, mas o BE vê nisso um contributo para a sua cama...

O Sr. Anónimo acha k essa gente toda vai ouvir o discurso da sereia Louçã?

Quint disse...

Francisco Louçã tem vindo a cavar de forma lenta e paulatina a sua própria sepultura.

A hora do Bloco de Esquerda está para chegar, pois não lhe será possível quando tiver 10, 15 ou 20% dos votos continuar a fugir às suas responsabilidades!

Paralelamente, e quando as pessoas também perceberem que quem exige, neste momento, que quem vença as eleições governe não com o seu programa, mas com o do Bloco de Esquerda, então aí também Louçã terá de deixar cair a máscara que até aqui ostenta do impoluto. Do homem vertical. Do fazedor de todos os milagres, sem que contudo nos diga como os fará.

É pena que tudo isto, para suceder passe pelo sacrifício do PS, o alvo preferencial de Louçã que já percebeu que é só por ali que cresce.

Meu caro, se quiser e puder agora ando a pregar mais por aqui