segunda-feira, 15 de junho de 2009

"Os deuses devem estar loucos"...(I)

Retomo aqui, depois de alguns dias dedicados à "observação dos pássaros", as considerações sobre as eleições europeias, para destacar o quanto foram surpreendentes os resultados e as "vitórias" eleitorais do BE (de que ora trato) e do PSD (que fica para ulterior reflexão).
A primeira surpresa relativamente à votação no BE é o facto de, em termos eleitorais, este partido ter ultrapassado o PCP como terceira força eleitoral (possibilidade que as sondagens já apontavam, salvando assim, pelos mínimos, a honra do convento, já que no mais falharam redondamente) e a segunda o próprio resultado em si.
Sabendo-se que o BE não dispõe, nem da organização, nem da capacidade de mobilização do PCP é, sem dúvida, digno de registo o facto de aquele "bater" este, em termos eleitorais.
Julgo eu que, em boa medida, os resultados destas duas forças políticas são fruto do chamado voto de protesto. Considero, no entanto, que, tendo em conta tal carácter, o BE teve sobre o PCP a vantagem de o voto a seu favor ser isso (voto de protesto) e pouco mais que isso: toda a gente sabe qual o projecto de sociedade que o PCP defende, porque o próprio tem o cuidado (honra lhe seja) de nos esclarecer, ao indicar quais os países que considera empenhados na construção do socialismo, mas duvido que alguém possa dizer, com rigor, qual é o projecto do BE para Portugal. Para quem não queira fazer extrapolações a partir dos partidos que o originaram, o mais que pode dizer é que o projecto político do BE é uma enorme e impenetrável nebulosa.
Este aspecto parece-me essencial para compreender o voto no BE: aos eleitores não agradam as dificuldades actuais e não curam de saber (até porque isso implica algum trabalho de reflexão) se as causas da actual situação são internas ou externas. Logo, opta-se pelo mais fácil: protesta-se, votando em quem, fazendo coro com os protestos, menos problemas de "consciência" levanta, porque o voto no BE (ao contrário do voto no PCP) não é uma opção em termos de projecto político concreto. O facto de o BE se assumir tão só como um partido de contrapoder, recusando responsabilidades no plano da governação, é mais uma ajuda no mesmo sentido.
Diria, pois, que o voto no BE, nestas eleições europeias (ao contrário do voto no PCP) foi um voto fácil. E, pelas mesmas razões, volátil.

3 comentários:

Anónimo disse...

Com uma probabilidade de 80% uma larga franja dos votos no BE foi um voto de protesto.

Volátil? Talvez, mas isso não significa que esses votos sejam recuperados pelo PS.

De modo algum posso concordar com esta sua afirmação de que os eleitores serão preguiçosos e não querem reflectir e ser mais fácil protestar.
Os eleitores que usaram o tal voto de protesto muito provavelmente, são mais esclarecidos e esforçados no pensar do que julga.

Nisto, temos de ser objectivos:
O Governo tem uma avaliação de 4 anos e onde estão os resultados, naquilo que afecta todos ou quase todos?:
OS REGULADORES FUNCIONARAM?
Não, veja-se o regabofe dos combustíveis e do gás com lucros fabulosos, com o petróleo a descer e os preços a manterem-se.
Compare-se com os espanhóis - toda a gente sabe que lá é tudo, tudo mais barato.
O regabofe é tão escandaloso com as participações na GALP de Amorim , filha de Ed. dos Santos etc. a saltar em múltiplos, que só em Portugal isso acontece.
A regulação do BdP é talvez a que tenha funcionado melhor mas também tem dado bronca com o BPN e BPP, com uma cambada de bandalhos a quedar-se rico e os outros a ver os seus dinheiros por um canudo.
Tem tudo mais caro em Portugal e quer que votem alegremente no PS?

A JUSTIÇA TEM justiçado?
NAO! Nem MP, nem tribunais de qualquer espécie,administrativo fiscal ou comum funcionam a tempo e horas.
Você tem um problema com o fisco, impugna e são anos.
Quer cobrar uma dívida e SÃO ANOS!!!
A polícia anda mais empenhada nos objectivos de multas do que em apanhar ladrões.
E quer que votem no PS?
INVESTIMENTO? ECONOMIA
Não há investimento no País, nem interno, nem externo? É pouco? como quer que alguém sério venha investir para cá com uma justiça assim lenta e caótica?
Claro, vêm uns grupos a troco de milhões em benefícios fiscais, mas esses são tão sérios, tão sérios que comidos os benefícios logo de põem a andar.

AMBIENTE
E quanto a PINs estamos falados. O ministério do Ambiente encarrega-se de desvalorizar os terrenos e como nenhum pequeno pode fazer nada, isso fica reservado aos grandes grupos e a toda a podridão de interesses que adquirem ao desbarato essas áreas.
E quer o voto no PS?

Ainda o Ambiente (MAOTDR) através da secretaria de Estado do ordenamento do Território, como ficou claro no programa de hoje do prós e contras, toca de sonhar, legislando com a requalificação das cidades, mas à custa dos pequenos proprietários e como referiu o presidente da Sociedade REq do Porto, os inquilinos com as casas comerciais, mesmo fechadas, chegam a receber mais que os donos dos prédios, e isto através de um esquema ÍNVIO que não é expropriação nem nada de justo, mas um arbítrio.
Esta mesma Sec.Estado, quer a requalificação sem resolver o problema do arrendamento e dos despejos e de toda a injustiça que perpassa nesse tecido social!
Quer energias renováveis, mas nos centros históricos nada, e nos parques naturais diz que os geradores eólicos estragam a paisagem!
E QUEREM QUE VOTE PS?

AGRICULTURA E PESCAS:
A enorme e vasta extensão da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de 200 milhas está entregue à CE e os nossos pescadores nem a pescada podem pescar sob pena de ser apreendida, não têm quota, mas os demais têm!
E querem que vote PS?

Na agricultura tudo está feito para dar oportunidade aos grandes e os pequenos estão desprotegidos, ao ponto de até negarem a possibildade de construir casa ao agricultor, salvo se for um desgraçado, mas esse tem o problema resolvido porque não tem dinheiro para a casa.
E querem que vote PS?

E se formos agora aos pormenores do dia a dia, há inúmeras situações em que a coisa só lá vai pela cunha, pelo compadrio em muitas áreas.
E que fez o PS? Algumas coisas boas, mas muito poucas e pouco importantes.

E a mentalidade deles? Veja na C. M. de Lisboa: andam a pensar em alterar o Terreiro do Paço e na C^mara de Lisboa está o n.º 2 do PS.
Claro que o T.Paço, restaura-se, conserva-se, MAS NÂO SE ALTERA.
Sobretudo gastando aos milhões em estudos etc. o dinheiro sem critério .

E QUEREM QUE EU VOTE PS?

Francisco Clamote disse...

Caro Anónimo:
Não quero que vote PS, nem é esse o tema do "post".Vote em quem muito bem entender.E bom proveito!

capitolina disse...

Hoje ouvi eu o Vasco Lourenço espantar-se com o facto de alguém ficar satisfeito com 11,8% de votantes em menos de 40% de eleitores comparecentes à chamada...(ai estes neologismos saloios!)