quinta-feira, 11 de junho de 2009

Palavra de Chapim-azul !





Este trabalhador, desde que ouviu o discurso de António Barreto, no 10 de Junho, tem andado num virote. Quer, à viva força, servir de exemplo. Palavra de chapim-azul !
(Clicando sobre as imagens, amplia)

8 comentários:

Anónimo disse...

Não tinha ouvido o discurso de António Barreto. Falaram-me que tinham ouvido e apreciado bastante. Utilizando a net, consegui lê-lo na integra. Fazer humor sobre ele, não é digno do Francisco Clamote que eu conheço. Peça a Zeus que o ilumine!

Anónimo disse...

O bom exemplo;

O mau exemplo;

Condenação exemplar;

Execução/punição exemplar;

Ora toma lá para servir de exemplo;

Coragem /nobreza exemplar;

Competição / educação exemplar;

Aluno/trabalhador exemplar;

Pai/ mãe exemplar;

Por "exemplo":

"Pobreza exemplar", existe? Interessa a alguém?

Escravidão ou submissão exemplares?
"yes! yes! yes! and so on", talvez interesse.

Servir de exemplo, é ser objecto de imitação ou emulação, mas tem que estar associado a prestígio, pois que, se não existe, é como faltar a cola.
Portanto, só colhe se estiver associado a prestígio.

Ladrão exemplar? Existe?
Existe. É aquele que é profissional e que devolve os documentos quando não é esse o objecto do seu interesse.

Juiz exemplar?
(não me refiro aos do futebol!)

Sacana ou mau colega exemplar?

Banqueiro exemplar?

Ministro exemplar?

Presidente exemplar?

Sim, que diabo de exemplos!!!

Teremos de nos ater à ontologia do ser, rodopiando para a deontologia que é uma questão do dever-ser.

Dever ser é a educação do que é bom sermos, no mediato e no imediato para nós e para os outros, o que não quer dizer que seja fácil, mas porque é a única via para o equilíbrio do ser - ontos - e, o que tem que ser tem muita força.

Claro que há atalhos...e quem atalha defrauda.

E defrauda aquele que, competindo, não dá as voltas completas, mete por um atalho e finge ter ...

E defrauda quem promete e não cumpre sem razão séria.

E defrauda quem se aproveita das suas influências e obtém, aquilo que é vedado por essa forma aos demais cidadãos.

E poderia ir por aqui fora, onde os maus exemplos com excelentes ganhos campeiam, e que são um belo exemplo de como se enriquece ou se adquire prestígio por forma ilegítima e fraudulenta.

O CHAPIM-AZUL tem regras deontológicas, luta pela comida com armas iguais com os seus iguais, não usa atalhos para construir o seu ninho ou seja a sua casa, não paga sisa porque a natureza não o tributa por essa via, transporta os seus materiais e os seus alimentos sem poluir, é vaidoso porque se orgulha de ter construído um ninho exemplar, chocado os ovos exemplarmente, alimentado os filhotes de igual modo e quanto a roupagens a natureza encarregou-se dessa missão maravilhosamente.

EDUCAÇÃO, PRECISA-SE.

Quando não funcionar, justiça exemplar precisa-se, mesmo que sejam umas bordoadas...mas na hora!!! E está na hora!

E desculpe, senhor da Terra dos Espantos, pois que apesar de ter tentado só logrei uma quase indefinida ironia.
Tenho a sensação que fiquei a léguas do seu requerido e requintado humor.
Cumprimento-o afectuosamente.

Anónimo disse...

Tenho o maior respeito por António Barreto e muitos, mesmo muitos portugueses o têm, usar humor( quando não se tem outra arma) é indigno de si. . E até concordo que se brinque para criticar, mas não assim. Só fica mal, muito mal a quem o fez. .Este meu comentário não tem importância, pois, como é hábito, muitas vezes, o autor do blogue não o vai publicar! Faz-me lembrar o tempo da outra senhora, que deixa passar uma crítica ou outra para dizer que...é democrata!

mdsol disse...

ehehehe Bem visto!
:))

Anónimo disse...

Eu não ouvi o discurso lido pelo ilustre António Barreto, pessoa que muito admiro pela acutilância das suas análises e asserções.

Mas li na versão internet do Público o texto completo depois de ler a piada do Francisco Clamote e até achei que a substância ficou àquem das minhas espectativas e, tudo isto sem tirar valor à lição da necessidade do exemplo, que falta a todos os níveis e estractos da sociedade.

Eu sou a autora daquela "exemplar" comentadora ( perdoe-se-me a a falta de modéstia) que o cumprimentou "afectuosamente".

Eu sou a amiga dele, o anónimo "que o pica" que nem sempre está de acordo, que também o conhece, que até para o baralhar lhe faz versos e se ri até à quinta casa, atrevendo-se até a brincar com coisas sérias.

MAS, agora, que o senhor da Terra dos Espantos foi vilipendiado na sua honra, tenho que vir, qual mosqueteiro, defendê-lo, o que faço nos seguintes e sintéticos termos:
Quem disse que o conhece : "não é digno do Francisco Clamote que eu conheço", de certeza absolluta que só pela rama o conhece e, "conhecer pela rama" é desconhecer o tubérculo que tal ramagem encerra como um tesouro de virtude e de bom exemplo.

Atesto publicamente que este senhor da Terra dos Espantos mandou fazer um toldo para uma casa que possuía (não sei se ainda possui!) e isto foi-me contado por pessoa de toda a confiança e honorabilidade por quem ponho as mãos e até os ditos no fogo) e quando o fornecedor lhe propõs que o preço o fosse sem IVA, o senhor da Terra dos Espantos, logo se insurgiu e exigiu o pagamento do IVA respectivo.

Não o fez segundo me constou que tal se destinasse A SERVIR DE EXEMPLO, mas segundo creem os seus amigos (eu só o estimo e admiro! porque não sei medir a dimensão de uma amizade), por rectidão e por cidadania.

Pelas informações que colhi, a propósito deste caso ocorrido há já alguns anos (e que retive pelo fenónemo de contra corrente!) não me pareceu que esta atitude dele ( e de outras que o tornam um cidadão exemplar e talvez por isso incompreendido), repito, não me pareceu que tenha FRUTIFICADO COMO EXEMPLO.

Ninguém melhor e mais exemplarmente se poderia rir e fazer humor sobre esta coisa de dar exemplos.
EU ATESTO, FC é exemplo, mas ninguém o segue.

Isto realmente é um fenómeno de espantar.Só podemos JULGAR alguém se o conhecermos, e conhecer é tarefa complexa.

Portanto quem diz que o conhece, de facto, não o conhece.

Esta questão do exemplo ou de servir de exemplo, tem muito que se lhe diga.

Nem tudo o que luz é oiro. Neste caso, é preciso raspar para vislumbrar, descobrir e apreciar o cristal.

Mulher nunca se engana! Reparem como a MDSOL logo elogiou a perspicácia.
E você? não acha que se precipitou?

"Et ridendo castigat mores!"

Ria, ria muito e cultive-se com o Santo António milagreiro, isto é tenha fé, e não precisa de ser no PS que eu nem sei se de facto haverá algum santo que lhe valha.

JF

Anónimo disse...

Ninguém acredita já em bons exemplos.

Há pessoas que persistentemente se portam bem, que defendem causas com muito entusiasmo e no final redundam em exemplos de fraude quando a sua hipocrisia é desmascarada.

Eles são os ambientalistas muito tenazes em prescrever receitas de boa conduta para os outros mas que têm os seus quintais cheios de lixo.

Eles são os adeptos da separação dos resíduos, mas são os primeiros, no silêncio da sua casa de banho, a deitar o mercúrio e outros metais pesados pela pela pia abaixo.

Eles são os socialistas a defender a solidariedade, mas desde que não lhe afecte a sua carteira.

Eles acham que os salários não devem aumentar para não pressionar a inflação, mas não aceitam ter menor poder de compra.

Eles são contra o fenómeno da homosexualidade, mas são os maiores "paneleiros" na intimidade.

Eles são comunistas e erguem o punho dizendo que está na hora, mas são os piores burgueses que a gente conhece.

Eles fingem respeitar a ordem e a democracia, mas pela calada fazem os seus negócios e lá vão fingindo cumprir a lei que votaram com fervor e devoção democrática.

Eles são uma grande FRAUDE, ELES SÃO O EXEMPLO DO SUCESSO, do faz de conta.

De exemplos desses de meia tigela está o país cheio.
Depois de ricos e anafados naquela fonteira deslizante onde pára a legalidade e a honestidade e começa a ganância e a corrupção, botam fundação para aliviar a consciência ou para disfarçar a fraude? Estou inclinado para a última hipótese.

Exemplo, não dá. Acreditar em exemplo é ter demasiada fé. Soa a sacristão...
E quando a coisa não vai a bem, pelo exemplo, só resta a lei da faca afiada: "dura lex, sed lex".

Mas com tribunais a fazer justiça(?) ao fim de muitos anos, quer bons exemplos para quê?

Abílio Lorpa

Anónimo disse...

Oh! corações empedernidos, oh! almas beatas, oh! mentes distorcidas!
Quantos sois vós?
Algumas destas almas danadas se deixa levar pelo bom exemplo?

TEORIZANDO:
Em matéria de exemplos e para crescer e frutificar é preciso boa terra que é como quem diz bom ambiente, o que, temos de conceder, cada vez é mais difícil encontrar.
Está quase tudo poluído, a desvergonha é total.

DEPOIS, requer-se um BOM exemplo, como quem diz, uma boa semente.
Que as há, lá isso há, mas se crescem em pequenos nichos, logo vem a praga e ainda está para ser inventada a semente transgénica que resista.

Ora CLAMOTE é uma pessoa experiente e porque não dizer sábia ou quase, se calhar até tem buracos dos males provocados no seu corpo pelas pragas, mas pelos vistos resistiu.
É um herói.
Ele sabe que teve sorte em não haver sido mortalmente contaminado.

Que poderá dizer uma pessoa assim vivida do valor do exemplo?

Que fez o Governo PS àcerca do ambiente propício para as boas sementes germinarem?

Uns dirão que fez tudo ao seu alcance.
Outros dirão que foi conivente e outros que fez vista grossa.

Resta a quem sabe, agitar as águas fazendo ironia, porque se for para defender o bom exempo, quem melhor que António Barreto?
Ouvi-lo sossega as boas consciências, mas não basta. Assim como não bastam os discursos redondos a que já estamos habituados de suas excelências os presidentes da república que vamos tendo com aquela santidade já havida por bafienta, assim como a inenarrável verborreia de quem deles se faz oráculo...

OH! GENTES ACORDAI PORQUE ISTO ESTÁ PODRE, ELES NÃO TÊM VERGONHA, O DESCARAMENTO É TOTAL.

A um pequeno, exigiram ( o ICNB -MAOTDR) que enterrasse (pagando) a linha eléctrica de baixa tensão numa extensão de 300 metros porque os pássaros se podiam aleijar.
A outros também pequenos, obrigam-nos a pagar taxa para pescar à linha na costa marítima portuguesa e até lhes impõem o defeso.

REPARAI agora, só neste pormenor: Em suplemento ao DR n.º 31 de 13 de Fevereiro de 2009, o min da Agricultura por Portaria do SE, faz publicar uma medida do PRODER o tal programa que é gerido por um senhor que já foi Presidente do ICN que também já foi em licença ilimitada trabalhar para alguém ligado ao caso Freeport, portaria onde estabelece um SUBSÍDIO NÃO REEMBOLSÁVEL até 50% das despesas elegíveis para painéis aero-geradores, motores e bombas associados aos agricultores, MAS CUJO PRAZO para candidaturas terminava 15 dias depois, ou seja em 31 de Março de 2009 - ver art.º 6º da Portaria 165-C/2009.
No art.º 3º dessa Portaria, entre outras coisas, exigia projectos com as especificações ali referidas acompanhados NO MOMENTO DA APRESENTAÇÃO das candidaturas "com os contratos de fornecimento e instalação dos equipamentos" e preenchimento de todos os formulários da candidatura.

Caro concidadão: este esquema era susceptível de ser utilizado por um qualquer agricultor que em 15 dias teria de reunir toda a papelada, projecto, contrato ect.?

O pedido de pagamento das candidaturas, inicialmente até 31 de Maio, acaba de ser prorrogado até 12 de Junho corrente - Portaria 608/2009 de 4 de Junho.

Depois de ver estes "exemplos" a par de tantos outros, ainda me pedem para votar PS?

Querem "exemplos" na justiça?
E noutras áreas?

Ah! porque são a favor do casamento dos homosexuais e adeptos da liberdade de quê???

Amigos, vão passear com os exemplos.

Exemplar seria a destituição de muita gente que anda a fazer de conta,
Exemplo seria chamar à pedra e punir os malandros "militantes" que se enchem à custa dos outros.

E por aí fora sem dó nem piedade.

Não se armem em virgens ofendidas , vão direitos ao que é essencial.

E termino como o outro: quando os simpatizantes da causa , mas ainda honestos, até já "mordem" assim no sistema, bem podemos dizer:

"et ridendo castigat mores"

O que, sendo pouco, já é muito.

Obrigado, senhor da Terra dos Espantos, por me deixardes "espantar" desta feita.

Anónimo pensador.

Francisco Clamote disse...

Estava o Chapim-azul muito longe de imaginar que as suas palavras merecessem tantos e tão sábios comentários.