quarta-feira, 18 de maio de 2011

Nunca é tarde para aprender...

... que a demagogia não compensa e Passos Coelho tem, no documento de que, a seguir, se transcreve  a parte final, uma NOVA OPORTUNIDADE para chegar a essa conclusão.  Ora leia:

"A Iniciativa Novas Oportunidades nasceu para responder a um imperativo de justiça e de necessidade: o de mobilizar o elevado número de adultos portugueses detentores de baixas qualificações – em percentagem clara e preocupantemente superior ao dos nossos pares europeus – para um novo modelo de oferta educativa, inovadoramente desenhado para reconhecer as competências adquiridas por via não formal e informal e para oferecer os complementos de formação indispensáveis para uma certificação formal de qualificações básicas ou secundárias e profissionais.
A adesão das populações visadas pela Iniciativa é, pela sua expressão quantitativa e temporal, um caso único e destacado no panorama das políticas públicas de educação-formação de adultos, seja em Portugal, seja mesmo no contexto europeu.
A avaliação externa levada a cabo vem fornecendo informação e dados preciosos para a melhoria continuada da Iniciativa bem como métricas de aferição da sua qualidade e dos seus impactos.
No plano estratégico, e num horizonte de médio prazo, a Iniciativa Novas Oportunidades encerra  um potencial precioso e de inigualável riqueza conceptual para inspirar a estruturação de um sistema de Aprendizagem ao Longo da Vida susceptível de colocar Portugal na dianteira dos demais países Europeus e da OCDE, que normalmente lhe servem de benchmark."

Sem comentários: