terça-feira, 3 de maio de 2011

Será que estão só a gozar com o pagode?

Segundo esta notícia, o PSD vai já na quinta carta  dirigida  ao Governo a solicitar “informações actualizadas sobre a real situação das contas públicas”.
Supondo, como é razoável supor, que o PSD dispõe de toda a informação posta à disposição da equipa negociadora da ajuda externa formada por elementos da UE, FMI e BCE e sabendo-se que o memorando de entendimento entre a "troika" e as autoridades portuguesas,  será anunciado, em princípio, na quarta-feira, sinal de que, para a equipa negociadora, a informação fornecida é não só suficiente, mas também credível, é lícito conjecturar que esta catadupa de missivas, amplamente publicitadas,  não passa de uma encenação que, ou tem  como objectivo obter dividendos políticos, ainda que à custa de "gozar com o pagode", ou tem, o que seria mais grave, a finalidade de dificultar/atrasar/boicotar as negociações de forma a que estas não estejam ainda concluídas no próximo dia 16, impedindo desta forma a aprovação da ajuda externa a Portugal, durante a reunião do Ecofin que terá lugar naquela data, mesmo sabendo que, sem essa ajuda, o Estado português pode,  provavelmente, ser forçado a cessar pagamentos.
Devo dizer que, perante o comportamento irresponsável de que o PSD deu provas ao rejeitar o PEC IV,  com as consequências que eram, de antemão, previsíveis (notação financeira a descer abruptamente; aumento exponencial das taxas de juro; acréscimo de dificuldades no financiamento da economia portuguesa em geral)  já não me admira muito que o objectivo do PSD seja mesmo o de gerar o caos resultante da não aprovação da ajuda externa.
Se é assim, ou é assado, uma coisa é certa: falta pouco  (um ou dois dias) para tirarmos as dúvidas sobre se o PSD volta, uma vez mais, a sobrepor os interesses partidários ao interesse nacional. Tiradas as dúvidas, restará, num caso ou noutro, mais esta lamentável encenação.

1 comentário:

João Mendes disse...

Muito supõe o Sr. Francisco Clamote que o PSD teria toda a informação disponível, porque não supõe que o PS se apressaria a dizer isso mesmo caso fosse o caso?
Atrevo-me a supor então que chamando isto de encenação o Sr. Francisco deve ignorar este teatro que Sócrates tem montado, de se desdizer, de se vitimizar e de se varrer de qualquer responsabilidade pela situação em que estamos. É fácil falar do PSD, o que não é fácil para o socialismo cego é admitir o desastre autêntico de que Sócrates tem imensas responsabilidades durante os últimos anos. Haja algo autêntico neste post.

Muito obrigado, espero que não seja censurado.