sábado, 8 de setembro de 2012

Ultrapassados todos os limites

Que este governo ultrapassou todos os limites é indiscutível e não apenas no que respeita à austeridade em relação aos trabalhadores, reformados e pensionistas. Mais grave ainda, a meu ver, porque intolerável numa democracia, é o desrespeito com que este governo mandou às urtigas uma decisão do Tribunal Constitucional em relação aos subsídios de férias e de Natal  dos funcionários públicos (de forma enviesada, neste caso) e em relação aos mesmos subsídios dos reformados e pensionistas (neste caso, às claras).
Suponho que uma tal violação não vai ficar impune, pois não me passa sequer pela cabeça que na Assembleia da República não venha a haver deputados suficientes para requerer a inconstitucionalidade das medidas anunciadas*. E, nessa altura, a Comissão Liquidatária que nos desgoverna, ou muito me engano, ou vai ficar em muitos maus lençóis, porque também não acredito que o TC não venha a pronunciar-se pela insconstitucionalidade de tais medidas. Não tomar essa decisão seria descredibilizar-se a si próprio. Espero sim que, desta vez, não use de contemplações para com este governo, pois é evidente que, até pelo desrespeito manifestado, não as merece. E o "povo", desta vez, também não acharia muita graça a uma decisão que não fizesse justiça imediata. 
(*Em tese também não seria de excluir uma intervenção do PR, mas não me parece que seja prudente ou avisado esperar que de Belém saia alguma coisa que se aproveite.) 



Sem comentários: