segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Um milagre só ao alcance de Nossa Senhora da Nazaré

Passos e Portas para evitarem que o governo de coligação formado pelos partidos por eles liderados  se despenhe estrondosamente e duma vez por todas, só têm uma solução: pedir um milagre a Nossa Senhora da Nazaré, grande milagreira que já conta com experiência em situações de semelhante aflição. Pelo menos, é o que conta a Lenda da Nazaré sobre o milagre que salvou D. Fuas Roupinho de se despenhar do alto da falésia no Sitio da Nazaré. O  milagre até está "documentado" (imagem infra)


O local onde se devem dirigir* é o Santuário de Nossa da Nazaré ( imagem infra)


 Nossa Senhora da Nazaré já está  à espera  no altar-mor (imagem infra)**


(* É de toda a conveniência que Passos e Portas se dirijam ao local em veículos separados não vá dar-se o caso de, durante o trajecto, se engalfinharem um com outro, correndo o risco de chegarem ao Santuário em tão más condições que já não tenham forças para subir a escadaria. O governo dispõe, aliás, de veículos suficientes para que a duplicação de meios de transporte não constitua problema. Passos Coelho, só à sua conta, tem 31 veículos à disposição. Portas que gosta mais de viajar pelo ar, até pode optar por um helicóptero. O avião, meio de transporte mais do seu agrado, não sei se tem no local condições para aterrar. Pela configuração do Sítio da Nazaré, diria que não.
** A oração já com provas dadas até é muito simples: " Senhora, Valei-me!". 
Terá, no caso do ambicionado novo milagre, de sofrer as necessárias adaptações, como é óbvio. Estou seguro que uma prece do tipo: "Senhora, Valei ao governo!" resulta por certo, desde que a prece seja proferida em simultâneo e com ar de aflição q.b. 
"Senhora, Valei-nos! também é capaz de servir. E por via das dúvidas até é mais seguro usar as duas fórmulas.   Se apesar disso, o milagre não acontecer não imputem responsabilidades à Santa. Se a(s) prece(s) não resultar(em), Passos e Portas só se poderão queixar de si próprios e da sua falta de convicção.
(Reeditado)

2 comentários:

folha seca disse...

Caro Francisco Clamote
Pedindo desculpa aos crentes da Nª Sª da Nazaré, permita-me contar um hábito local: Lá mais abaixo, onde a terra acaba e o mar começa, há um farol que fica a uma altura considerável do Mar. O Rochedo onde está implantado é conhecido por "Promontório" do lado esquerdo bem lá no fundo há uma rocha conhecida pela "pedra do Guilhim".
Quando alguem se zanga é hábito ouvir-se em sotaque Nazareno, esta espressão: Vê lá se saltas do promontório e bates com os c.....na pedra do Guilhim!
Abraço
Rodrigo

Francisco Clamote disse...

Estive lá há poucos dias e desci até ao farol(im), tendo avistado a tal pedra, depois de contornar o edifício que me pareceu ser uma pequena fortaleza. A expressão, essa é que eu não conhecia. Obrigado, Rodrigo.