sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Ensaio sobre a cegueira"


Se José Saramago fosse vivo, teria no comportamento revelado pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda e nas atitudes que têm tomado, nos últimos tempos, uma rara oportunidade para escrever um segundo "Ensaio sobre a cegueira".
De facto, participar no derrube do Governo do PS, ao lado dos partidos da direita (PSD e CDS) (correndo o sério risco de estarem a abrir a porta a um Governo da direita) e passar a vida a atacar o PS, afirmando que este é igual ao PSD e ao CDS, mesmo sabendo que só o PS pode travar a fúria privatizadora e liberalizadora da direita que se propõe dar cabo do Serviço Nacional de Saúde, estrangular a Escola Pública e liberalizar os despedimentos, indo muito além das medidas acordadas com a "troyka", só pode ser levado à conta de cegueira.
Talvez a recente tomada posição de Passos Coelho sobre a realização de um novo referendo sobre a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez sirva para lhes abrir os olhos.
Dado o sectarismo que os dois têm manifestado (mais ainda o Bloco do que o PCP) leva-me a crer que nem isso é certo. E, sobretudo, temo que, mesmo que abram os olhos, seja já tarde.

1 comentário:

Majo disse...

Só posso registar uma verdade: o seu discernimento e ironia encantam-me...

Também pela sua humildade, sinto-me bem vagueando pelos seus blogues...

Cordiais cumprimentos.