terça-feira, 29 de julho de 2008

Deixem-no descer !

O preço do petróleo cai para mínimo das últimas 14 semanas, cotando-se hoje o barril a 120 dólares em Nova Iorque e a 121 em Londres.
Qualquer que seja a razão para esta baixa acentuada, ela vai no sentido das previsões de Marc Faber, em entrevista ao Jornal de Negócios Online, onde admite que "o preço pode cair para cerca de 80 dólares, devido a factores relacionados com a procura, nomeadamente uma economia global debilitada", embora acrescente que, depois de uma descida brusca, o petróleo voltará a subir.
Seja como for, para já, a gasolina baixou quatro cêntimos e o gasóleo três cêntimos e, ao preço actual do crude, as empresas petrolíferas passam a ter novamente boa margem para novas descidas e mais acentuadas dos derivados do petróleo.
Pode ser que com esta descida a economia portuguesa se reanime de novo, como espera o ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho.
Oxalá!
(A imagem foi tirada daqui)

1 comentário:

FanFan disse...

Será que alguém me pode explicar, porque razão não é vedada a negociação de matérias-primas a privados?A especulação é criada pelos privados, que não têm o minimo interesse no petroleo, visto que não são eles que vão abastecer as bombas do país.Continuo a achar que só aos Governos devia ser permitido a negociação de titulos de matérias-primas.Porém, se alguém me puder explicar isto, agradecia.É que até hoje, ninguém me explicou.Obrigado