sábado, 29 de novembro de 2008

Efeito de contágio ?

A agressão a murro, estalada e pontapé de uma professora da Escola EB 2,3 de Jovim, Gondomar, por parte de um aluno e que ontem teve lugar, é um caso de violência escolar que temos que lamentar e repudiar vivamente. Não se trata, como é sabido, de um caso isolado, pois o assunto tem sido debatido na comunicação social, pelo menos desde que veio a público o vídeo da agressão de uma aluna a uma professora por causa do telemóvel.
Até porque o caso não é virgem e também porque é um facto que a violência nas escolas não é só de agora, não é lícito estabelecer uma relação de causa a efeito entre o desrespeito com que os alunos tratam os professores e idêntico comportamento que os professores têm tido para com a ministra da Educação. Para não ir mais longe (por uma questão de decência), lembro aqui apenas que um das expressões mais usadas pelos docentes para a tratarem é o de "sinistra ministra".
Não sendo lícito estabelecer tal relação, não deixa de ser para levar a sério (pelos professores) a hipótese (que admito) de que a atitude desrespeituosa dos professores face à ministra da sua tutela em nada ajudará ao estabelecimento nas escolas de uma relação saudável (ou menos conflituosa) entre alunos e professores.
Não estou a simplificar, até porque reconheço que a violência escolar tem muitas causas e alguns pais serão mesmo os mais responsáveis. Em todo caso sublinho que sempre ouvi dizer que os maus exemplos são mais fáceis de seguir do que os bons.
Vão por mim!

2 comentários:

ARISTIDES DUARTE disse...

Da minha experiência, como professor (e note que sou professor da Primária -ou 1.º Ciclo) o que me parece é que os alunos vêm mal educados de casa. Como deve saber aqui, neste nível de ensino, não se passa nada disso, ou seja aqui não se fala de ministra ou seja do que for com os alunos. É só letras e números. Os Magalhães ainda não chegaram. No entanto, eles continuam malcriados. Será culpa dos professores? Se alguns pais dizem que não conseguem fazer vida dos filhos (com 6 anos) serão os professores que farão vida deles?
Devo dizer-lhe que é essa indisciplina que mais me preocupa, como professor. Muito, mas muito mais que a avaliação de desempenho.E noto que , cada vez mais, os professores se queixam dessa indisciplina.
Como o Ministério nada faz para mudar isto e ainda retira poder aos professores,dando o poder todo aos pais, acha que eu devo estar contente e apoiar as suas políticas?

Francisco Clamote disse...

Caro Aristides Duarte:
Não excluo a responsabilidade dos pais. Pelo contrário, no "post" afirmo mesmo que eles são os mais responsáveis e sobre isso não tenho dúvidas, até porque cá em casa há quem também tenha passado muitos anos pelas escolas e tenha larga experiência na matéria. Agora, é para mim óbvio que os insultos à ministra não ajudam.Podemos sempre(e a meu ver devemos)defender as nossas ideias e lutar por aquilo que julgamos justo, sem necessidade de recorrer ao insulto. Quem insulta, insulta-se a si próprio. É o que eu acho. Saudações amigas.