segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ir à busca de lã e vir tosquiado

A crer na mais recente sondagem Correio da Manhã/Aximage (gráficos aqui ) a intenção de voto no PS, ao contrário dos "temores" revelados por comentadores deste "post" sobe, pese embora a contestação que o governo tem sofrido, por parte dos professores e dos seus sindicatos, nos últimos tempos.
Nestas circunstâncias, pergunto-me sobre se à contestação dos professores e à sua última manifestação não se poderá aplicar o velho ditado do "Ir à busca de lã e vir tosquiado".
Dir-se-á que a sondagem é anterior à manifestação e é verdade. Dá-se, porém, o caso de a contestação ser anterior e de a manifestação, pelo que se lia nos jornais, ter um sucesso antecipadamente garantido.

17 comentários:

Anónimo disse...

Essa é boa mais uma voz de pacotilha do PS

Anónimo disse...

Perdão do PS não porque do verdadeiro PS sou eu há 33 anos o que não me impede de lutar contra este PM e esta ME, a verdade triunfará

Anónimo disse...

Mas há uma coisa que pelo menos lhe reconheço, sabe dar a cara e isso eu respeito muito
Cumprimentos
P:S: pena é que entre no rebanho de pacotilha

Anónimo disse...

E é pena porque gostei dos seus Blogues ligados à Biologia

Francisco Clamote disse...

Antes de mais, as minhas desculpas pela demora na publicação dos comentários. Tal ficou a dever-se ao facto de, por razões da minha vida particular, só agora ter tido acesso ao blogue.
Aqui ficam, pois as vossas opiniões a meu respeito, onde efectivamente não me revejo.É que não sou do PS e não sei o que é o que seja uma "voz de pacotilha".

Anónimo disse...

Meu caro ainda bem que pensa pela sua própria cabeça, dê o benfício da dúvida aos docentes deste País que andan a ser tão maltratados. Ainda por cima é da terra que me viu crescer (pena é que esteja tão esventrada pelas obras do metro)

Anónimo disse...

Com franqueza. Tenho sido uma leitora assídua de todos os artigos do ilustre autor do blogue e admiro-lhe a independência em relação ao Governo. Só por manifesta má fé e indigno de aceder a este "altar" ou "púlpito" da opinião se poderá dizer ou insinuar o contrário.
Duvida? Oh! criatura, leia o que está escrito sobre as mais variadas matérias.Concluirá que o autor do blogue é um INDEPENDENTE de espírito aberto, e se não tem, pelo menos, mostra muita graça e vai "mordendo" aqui e acolá.
A gente, que não tem blogue, concorda ou não concorda e fundamenta a sua posição: tudo o mais, pára aí.Insinuação baixa não é digna.
Acabei de ver, no blogue bl-g--x-st com link aqui, um vídeo de o "arrastão" (como já referi noutro comentário) e fiquei esclarecida sobre esta matéria. Claro que há professores com muito nível.
O primeiro Ministro é pessoa corajosa e eu estou longe de dizer que está tudo bem e vontade tenho que apareça alguém que seja melhor que ele, mas neste aspecto do ensino é preciso meter nos eixos esta bagunça, assim como o é necessário na justiça e na saúde onde desde a Beleza tem sido uma queda sucessiva de ministros quer do PS quer do PSD. Todos "dialogaram", todos mostraram rigidez? todos mostraram tiques anti-democráticos como Manuel Alegre diz (uma no cravo e outra na ferradura)?, todos se lixaram? Não, quem de verdade se lixou foram os utentes.
Temos o ensino mais caro da UE( com PIB ou sem ele), temos gastos com a saùde que bem dariam melhor serviço, temos juízes e tribunais por habitante a dar com um pau em comparação com a UE e temos a pior justiça e temos a pior saúde e temos o pior ensino e temos a pior mentalidade corporativa de que há memória. Por isso, julgo eu, somos um país atrasado, invejoso, irritadiço, e muitos outros adjectivos a lembrar o dito do outro, Almada Negreiros: Oh Povo só faltam as virtudes... porque em defeitos estamos perfeitos!
O que me aguenta ainda neste País é uma pleiada de boa gente, alguns bons empresários, alguns bons professores , bons juízes, bons médicos, bons arquitectos, bons lavradores, alguma gente boa que nos dá esperança que isto possa mudar.
Mas vemos tanta desgraça, tanta vaidade, tanta pouca vergonha que por vezes perdemos a esperança.
O Ensino não pertence aos professores, antes pertence ao País e a quem paga impostos.

Francisco Clamote disse...

Agradeço as referências elogiosas do comentário anterior que, todavia, não mereço. Em todo caso, reconheço que sabem bem. Bem haja !

Anónimo disse...

Afinal o que é o "verdadeiro PS", ou o verdadeiro PC e por aí fora? ( Lembram-se do deputado João Amaral, do Carlos Brito um histórico etc? ).
Esses eram os verdadeiros comunistas? Ou tinham poucos anos de partido, menos ou mais que a idade de jesus Cristo?
Depois, as plantas não pensam, quer dizer, pensar até podem pensar, mas a biologia nada tem a ver com as calças. Se calhar tem...

Tudo isto para dizer que a questão não se pode pôr a esse nível.
O Ps arrisca-se a ganhar as eleições em 2009 porque mostra alguma firmeza e tem resolvido alguns problemas ou pelo menos tentado resolver.
Não resolveu o défice como o devia ter feito porque não diminuiu a despesa pública ( mandou alguns funcionários para o quadro de excedentes, extinguiu alguns institutos e serviços redondantes etc.) mas a grande reforma ficou por fazer e lá foi resolvendo o déficit com aumento dos impostos e com receitas extraordinárias.
Mas, fez muito melhor que a MFL que quando Ministra das Finanças, vendeu os créditos fiscais ao Banco estrangeiro e queria vender os edifícios públicos para os arrendar de seguida etc, numa sequência de actos que os cidaddãos perceberam e compreenderam como um autêntico disparate. (Reparem, já que estamos em sede de estatísticas, que ela enquanto fez voto de silênco tinha melhor reputação do que quando começou a falar em Outubro).
O Dr. Medina Carreira quando fala é duro mas diz as verdades todas: estamos de tanga.Não é sério seguir as propostasda da dita esquerda e muito mal anda o governo segundo o Dr Medina Carreira quando o Governo não faz o que devia.
Claro que uma reforma na administração pública com metade dos funcionários a ficarem descontentes seriam um milhão e tal de votos ao contrário. Por isso o PSD, nem o Ps o fizeram no passado. Até o disparo das despesas ocorrido no tempo da Prof. Cavaco e depois no tempo de Guterres tem o carimbo do populismo, dos tipos porreiros e, agora todos pagamos os erros e os porreirismos.
Na justiça, o Governo ainda não resloveu, na saúde é o que se vê, na educação, tem sido ministro atrás de ministro à mercê das manifestações, no inquilinato os senhorios de prédios e rendas antigas suportam os subsídios que o Estado devia suportar e são expropriados ( pelos vistos são poucos porque se fossem muitos já tinha levado a sua avante.)
Os militares também querem ser aumentados.
Pessoal para fazer política? As pessoas com prestígio no PSD estão retiradas nos seus negócios e não querem sujeitar-se.
Aparece um engenheiro com um diploma que dizem ser da treta, mas que começa a fazer algo e a tentar simplificar ( embora complique noutras áreas) e as pessoas começam a ter alguma esperança nele e nele votarão porque as opções são nenhumas. É por isso que como diz o autor do blogue, vão, mas regressam tosquiados.
Adalberto da Gama

Anónimo disse...

Pronto já vi tudo Sócrates é o Messias e o Salvador e os outros é que estão mal, como não acredito em espíritos iluminados nem em rebanhos i rest my case pois é estar a falar para surdos possuidores de cassetes. Já não me espanto porque é que Portugal teve uma Ditadura durante 48 anos e arrisca-se a ter outra com palavras como "O primeiro Ministro é pessoa corajosa(...)mostra alguma firmeza " ainda os vou ver atirar flores à passagem da viatura do PM, dá ideia que foi tudo enfeitiçado como no tempo do PREC
e não me chame criatura que não a conheço de lado nenhum

Francisco Clamote disse...

Não sei a quem se refere o último "Anónimo".A história da cassete já é velha e sinceramente, não vejo a que propósito vem, como também não percebo a que propósito fala em ditadura. Sócrates não foi eleito para governar durante uma legislatura ? Não anda por aí nenhuma confusão? O senhor tem todo o direito de não gostar de Sócrates, mas o seu direito e a sua opinião têm o mesmo valor que os direitos e as opiniões dos demais cidadão, acho eu .

Anónimo disse...

Quem é que está a colocar em causa a opinião dos outros, eu??
O Blogue é seu
Se não querem ver, não vejam depois não se venham queixar quase todas as ditaduras começam por serem democracias
A da cassete não é velha é real

Francisco Clamote disse...

Os seus comentários, tal como os de qualquer outra pessoa, falam por si.Pessoalmente não aprecio. Em todo o caso aqui ficam.

Anónimo disse...

Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará.
(Sócrates, Grécia Antiga [-470--399]
Filósofo

Há certas teimosias e a criação de certos ambientes de tensão social que, no passado, deram motivo aos candidatos a ditadores para "restabelecer a paz social"...

O governo deve governar, o povo manifesta-se a favor ou contra mas deve esperar pelas eleições para fazer cair e ou mudar os governos.

Francisco Clamote disse...

Subscrevo, mas pelos vistos, há "democratas" com ideias mais "avançadas".

Anónimo disse...

Pessoalmente não aprecio

Mas essa é a virtude da democracia eu não faço comentários para agradar a ninguém não sou é cego e suro e ainda sei distrinçar as coisas Cumprimentos

Francisco Clamote disse...

Ainda bem que assim é. Felicito-o e retribuo os cumprimentos.