terça-feira, 18 de novembro de 2008

De lana caprina...

"O gabinete do Presidente da República questionou a direcção editorial da Lusa sobre a veracidade de uma notícia que levantava dúvidas sobre eventuais diferenças na forma como a agência tratou entrevistas dadas por Cavaco Silva e José Sócrates a outros órgãos de informação, confirmou ao PÚBLICO uma fonte oficial do Palácio de Belém. Até ao final da tarde de hoje, a resposta ainda não tinha chegado a Belém.As dúvidas levantadas pela presidência devem-se à maneira como a direcção de informação da Lusa reagiu ao tratamento, feito por jornalistas da casa, de uma entrevista do PÚBLICO ao Presidente da República sobre o Estatuto dos Açores, publicada a 12 de Setembro, e na qual Cavaco Silva admitia recorrer ao veto político. Uma pequena notícia sobre este facto, publicada pelo "Diário de Notícias", indicava no início de Novembro que a direcção de informação da Lusa tinha repreendido dois jornalistas da agência por escrito, sobre o facto de estarem a "ecoar" entrevistas realizadas por outros órgãos de comunicação, neste caso a do Presidente da República. No entanto, acrescentava também que as mesmas questões não tinham sido levantadas relativamente a uma entrevista dada entretanto por José Sócrates, ao próprio Diário de Notícias e à rádio TSF.Luís Miguel Viana, director de informação da Lusa, afirmou hoje ao PÚBLICO que a resposta às questões de Belém já estava a seguir por carta, e que a mensagem do gabinete da Presidência lhe chegara às mãos apenas na última segunda-feira. Viana defende que não houve repreensão mas "uma troca de e-mails" com os dois jornalistas, questionando o facto de "não ter havido um esforço de fazer um follow up (acrescento de matéria nova)" à entrevista antes de a notícia ser colocada em linha, face ao acesso directo à mesma através da Internet.
Ou de como o PUBLICO. PT perde o seu espaço e o seu tempo com questões de lana caprina e o gabinete do PR, idem, aspas, aspas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Luciano Alvarez é assessor do PR? Ele escreve por Cavaco Silva ou é jornalista do Público? E este jornal que tanto destaque dá às posições do PR contra o Estatuto dos Açores, já ouviu o que têm os representantes dos açorianos a dizer sobre esta matéria? Ou o Público está ao serviço do PR? Já agora, porque é que o seu director José Fernandes não escreveu sobre o que de grave se passou na Madeira e o silêncio do PR que quando foi àquela ilha elogiou o dr. Jardim...