sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O abuso das comissões bancárias

Finalmente, alguém se pronuncia sobre o abuso das comissões bancárias!
Além da referida na peça para que remete o "link" há mais e, seguramente, mais escandalosas. Só para amostra, o que dizer das chamadas "comissões de manutenção de conta", cobradas sem que tenham sido previstas no contrato de abertura de conta ? Onde está a contrapartida da cobrança da comissão, suposto que esta só é legítima se corresponder à prestação de um serviço ?
O site que agora o Banco de Portugal se propõe criar, permitindo que as pessoas possam comparar as várias comissões cobradas pelas instituições bancárias é uma ajuda no sentido de acabar com os abusos. Todavia, parece-me que à supervisão bancária é de exigir mais e, designadamente, a verificação da legalidade das comissões. E tem pano para mangas, julgo eu.
(Reeditada)

6 comentários:

Anónimo disse...

Tenho conta no millenium bcp e no mês passado tive a conta a descoberto por DUAS HORAS, com um valor de 0,71 CENTIMOS NEGATIVOS e cobraram-me 33,80eur de multa- TRINTA E TRêS EUROS E OITENTA CENTIMOS!!!!!!!! E foi a unica vez na vida q tive a conta a descoberto!

Anónimo disse...

Tenho conta no millenium bcp e no mês passado tive a conta a descoberto por DUAS HORAS, com um valor de 0,71 CENTIMOS NEGATIVOS e cobraram-me 33,80eur de multa- TRINTA E TRêS EUROS E OITENTA CENTIMOS!!!!!!!! E foi a unica vez na vida q tive a conta a descoberto!

Aeroporto de Alcochete disse...

A CGD mente descaradamente à Lusa
Já fui por duas vezes multado em três euros por excesso de cerca de cinquenta cêntimos cobrados automaticamente (Via Verde) na passagem de uma portagem de autoestrada.
Após reclamação, no balcão da caixa mostraram-me a tabela de preços que justificava o débito e tive de me calar.
Considero que fui roubado, pois num espaço de 24 horas a minha conta estava positiva e a cobrança automática da Brisa poderia ter sido adiada até haver saldo.

Anónimo disse...

Eu tive uma conta no Montepio Geral e durante um fim-de-semana em que tive a conta a descoberto por uns trocados, de cada vez que efectuava uma passagem na Via Verde, além dos 1,30 euros, cobraram-me 5 euros de penalização!!! Por isso, fechei a conta! Façam o mesmo!!! Quanto mais o português se revoltar contra estes abusos mais possibilidade temos que eles acabem!!

Anónimo disse...

Também se poderá falar do abuso da utilização das contas a descoberto...
Quem tem que adiantar o pagamento de valores contratualizados e não disponíveis...
O banco pois claro, isto não será um serviço???
E como tal não deverá ser remunerado???
Ou preferirão os senhores comentadores, receber alguns dias depois a multa da Brisa pelo não pagamento da portagem???

Anónimo disse...

Em vez de bancos o que existem são agências de agiotagem devidamente legalizadas/"cobertas" pelo estado que também cobra juros de 24% ...