quinta-feira, 2 de abril de 2009

As divergências convergentes da Cimeira do G20

As divergências que se anunciavam antes da reunião da Cimeira do G20, parece terem-se esfumado, pois foi possível aos líderes mundiais presentes na Cimeira de Londres chegar a um “acordo de acção global” para reactivar a economia internacional e, designadamente, sobre: a bem necessária reforma do sistema bancário [com a mais que urgente a penalização dos paraísos fiscais (e por que não avançar já para sua erradicação?)]; a criação de um pacote de um milhão de milhões de dólares para reforçar a capacidade de intervenção das instituições financeiras internacionais e de um fundo de 250 mil milhões de dólares destinado a financiar e dar garantias às exportações e importações, durante os próximos dois anos. Isto a par das decisões sobre uma nova regulamentação para as agências de notação e os fundos de investimento (que dela bem carecem, pelo que se tem visto) e sobre a ajuda ao desenvolvimento dos países mais pobres a levar a efeito através da acção do FMI que foi autorizado a vender parte das suas reservas de ouro para tal fim.
Boas decisões! Venham agora as boas obras que urgentes são elas.
ADENDA:
Pelo que se lê, os dirigentes mundiais sairam satisfeitos com os resultados da cimeira: Para Obama a cimeira do G20 foi um "ponto de viragem" no combate à crise; Sarkozy e Merkel falam em "compromisso histórico" .
Será desta ? Zeus o queira !

2 comentários:

mdsol disse...

Será que o bom senso vem de lados insuspeitos? Era bom que as mudanças que começaram lá do outro lado do oceano sejam mesmo efectivas e provoquem uma onda de arrastamento.

:))


Está melhor?

Francisco Clamote disse...

A saúde ainda não está completamente restabelecida, mas as melhorias vêm a caminho. Obrigado, MDSOL, pela atenção.