sábado, 12 de maio de 2012

Um mundo de "oportunidades"

A afirmação de  Passos/Coelho proferida ontem de que  o desemprego não tem de ser encarado como negativo e pode ser “uma oportunidade para mudar de vida” , até podia ser levada à conta de declaração pouco pensada e menos feliz. Mas não, a afirmação traduz, de facto,  actualmente, o seu pensamento, pois já hoje teve ocasião de a confirmar.
(Abro um parêntesis para reconhecer que o primeiro-ministro que nos coube em (pouca) sorte, vistas bem as coisas até poderia ter ido mais longe. Não quando afirma que o "desemprego não tem de ser encarado como negativo", pois o aspecto  positivo do desemprego, aparentemente,  só ele o consegue topar, mas quando admite que o desemprego pode ser "uma oportunidade para mudar de vida". E podia ira mais longe, porquê?  Porque, afinal, o desemprego não é só uma oportunidade de mudar de vida, é antes de mais, uma Inevitabilidade.)
Fechado o parêntesis, retomo o fio à meada, para  reconhecer que na perspectiva da dupla Passos/Coelho, Portugal com um nível de desemprego a bater todos os recordes é, nos dias de hoje, um país cheio de oportunidades, e  tantas como nunca antes se viu. Diria até que o Portugal liderado pela dupla Passos/Coelho é um autêntico  país das maravilhas em matéria de oportunidades.
É verdade que Passos/Coelho não encarou sempre o desemprego como um mundo de oportunidades. Recordo que, antes das eleições, o então candidato a presuntivo primeiro-ministro não se cansava de lançar à cara do primeiro-ministro em exercício o número dos alegados (e de facto, então ainda inexistentes) 700 mil desempregados, como forma de atacar José Sócrates. Não era, de certeza, para enaltecer o seu papel. 
Mas, por acaso, não se diz com frequência que só quem é burro é que não muda de opinião? E, curiosamente, até se dá o caso de ter ouvido Passos/Coelho usar, ele próprio, essa expressão, . 
Eu, porém, ouso ir mais longe, pois, pelo que vejo e ouço, até os burros e os estúpidos são capazes de mudar. E não só: os aldrabões também mudam facilmente de opinião.

Sem comentários: