A estrela da senhora Merkel está, aparentemente e felizmente, a empalidecer. Depois de ter sofrido uma derrota com o resultado das eleições presidenciais francesas, onde o seu favorito Sarkozy foi batido por François Hollande, viu hoje o eleitorado do Estado da Renânia do Norte-Vestefália a dizer-lhe com toda a clareza: nein.
Esta é, pelo menos, a leitura que se pode extrair das notícias que dão conta que a CDU da senhora Merkel não terá terá obtido mais que 26,3% dos votos nas eleições que decorreram hoje naquele estado federado, eleições ganhas pelo SPD, que aparece como a principal força política com 39% dos votos, seis pontos percentuais acima da última votação, e que fica com todas as condições para poder formar governo contando com os Verdes, que obtiveram cerca de 12% dos votos.
Más notícias para a senhora Merkel. Boas notícias para a Europa.
1 comentário:
Estive há poucas semanas na Alemanha e vim de lá com a convicção de que as pessoas gostam da Merkel, mas não têm confiança na política da CDU, com consequências trágicas para a Europa e cujos efeitos boomerang se abaterão
inevitavelmente sobre os alemães.
Vai ser essa a razão da derrota de Merkel...
Abraço
Enviar um comentário