quarta-feira, 4 de julho de 2012

"Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és"


Não vou ao ponto de afirmar que o (ainda) ministro Relvas seja um mentiroso compulsivo, porque não tenho provas disso, mas há provas suficientes para criar a convicção segura de que Relvas mente com toda a facilidade. De facto, restam poucas dúvidas e, a meu ver, nenhumas, de que Relvas mentiu na Assembleia da República sobre as suas relações com o ex-espião Silva Carvalho e de que mentiu igualmente ao ser ouvido na ERC sobre as alegadas pressões e ameaças por ele dirigidas ao "Público", jornal que de tais pressões e ameaças se queixou.
E não tenho dúvidas, porque, por um lado, são do domínio público as contradições entre o que Relvas disse na primeira audição na AR  e o que disse na segunda vez em que sobre o assunto ali foi ouvido e, por outro lado, como leitor do "Público" desde a primeira hora, não tenho dúvidas sobre a seriedade dos jornalistas do "Público" ouvidos na ERC,  ainda que muitas vezes discorde do que nele se escreve.
Nesta altura, porém, há prova documental de que Relvas não tem qualquer grande rebuço em mentir.  O registo biográfico por ele entregue na Assembleia da República, como deputado eleito na IV e na V legislatura, atesta que ele declarou ser estudante do 2º ano de Direito quando, na verdade, as suas habilitações não iam além da aprovação, com a nota de 10 valores, numa cadeira do 1º ano do dito curso.
Dir-se-á que este é um "pecadilho" menor. Não acho tal. Quem se apresenta como tendo qualificações superiores às que na realidade tem, revela, no mínimo, que é pretensioso, pouco ou nada escrupuloso  e, em última instância, falta de carácter.
Que Passos/Coelho convive perfeitamente com tudo isto parece evidente*, uma vez que, sendo amigo do peito de Relvas e conhecendo, como é suposto, o percurso de vida do amigo, o mantém no seu governo.  Mas pergunto-me se os restantes membros do governo com assento no Conselho de Ministros se sentirão confortáveis em tal companhia. Supondo que há alguma verdade no aforisma em título, seria de esperar que não tolerassem a situação.

*Adenda:
Já não é uma simples evidência. O Público on line acaba de confirmar que Passos/Coelho mantém confiança em Relvas. Sendo tão amigos, às tantas, querem ser "enterrados" juntos. Sabe-se lá!
(Ilustração daqui)

Sem comentários: