quinta-feira, 11 de julho de 2013

Bem me enganou esta "santa"!

"A presidente da Assembleia da República lida muito mal com contrariedades. Lida pior com desafios ao seu autoritarismo. E não suporta as manifestações de descontentamento popular que, volta e meia, acontecem na hemiciclo de São Bento.
Esta tarde, 11 de julho, perante um numeroso grupo que nas galerias gritava "demissão!", Assunção Esteves não se enervou apenas. Fez uma sugestão, uma declaração e uma citação.
A sugestão foi que se repensasse a possibilidade do público deixar de ter acesso à casa da democracia. A declaração foi a de que "não fomos eleitos para sermos amedrontados, desrespeitados". E a citação foi de Simone de Beauvoir: "Não podemos deixar que os nossos carrascos nos criem maus costumes".
Beauvoir escreveu esta frase a propósito da opressão nazi sobre os franceses durante a II Guerra Mundial. Equiparar cidadãos portugueses que se manifestavam na casa da democracia a torturadores e carrascos nazis é inadmissível - e é totalmente inaceitável que seja a presidente da Assembleia da República a fazer essa comparação.
O povo português merece seguramente um pedido de desculpas por parte de Assunção Esteves. E quem em democracia tem medo do povo, não merece seguramente ocupar o segundo cargo na hierarquia de um Estado democrático."
(Nicolau Santos; "Os carrascos de Assunção Esteves". Aqui)

2 comentários:

Anónimo disse...

Lembram-se daquela da lógica de interruptabilidade quando presidia à comissão parlamentar? A senhora leu muito, mas pouco compreendeu...

Graça Sampaio disse...

Enganou-o?! A mim, não! Sempre a achei esquisita, com aquele cabelinho e aquele sorrisinho fingido e aqueles fatinhos apertadinhos, todos iguais...

Sempre lhe chamei a "barata loura"...