segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Legados

"A OCDE disponibilizou um relatório sobre os sistemas de saúde dos 34 países que a integram (Health at a Glance, 2011). Os dados confirmam o excelente desempenho do SNS: Portugal é o 5 º país com melhor evolução na esperança de vida e o 1º no declínio da mortalidade infantil. Em indicadores específicos de mortalidade por causas associadas ao desenvolvimento, Portugal está perto da média global na mortalidade por acidente (sendo o 4 º melhor país na redução entre 1995 e 2009), está abaixo da média na mortalidade por AVC (mas é o melhor na redução deste indicador entre 1980 e 2009), é o 4 º melhor na mortalidade por enfarte, e está ligeiramente melhor do que a média na mortalidade por cancro. No indicador global para resultados em saúde, anos de vida potencial perdidos (AVPP), Portugal está acima da média da OCDE, sendo o 2 º país com melhor evolução entre 1970 e 2009."
(Excerto do artigo "O triunfo do diácono Remédios" de Francisco Ramos, publicado no Expresso de 30-12-2011, via Porfírio Silva)


Pela minha parte e para já, faço votos para que o actual governo, com a sua mania do "empobrecer", não lance tão excelentes legados para o caixote do lixo.

Sem comentários: