quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Não tarda vais engolir a afirmação

Com a taxa dos juros da dívida pública portuguesa a subir todos os dias, tendo hoje mesmo batido novos recordes (a dez anos – 14,8%;  a cinco anos,  19,1%;  a dois anos s 15,3%) é mais que certo que Passos Coelho vai ter de engolir a afirmação de que Portugal não vai renegociar o programa de ajuda internacional e que não pedirá "mais tempo, nem mais dinheiro". E não tarda nada.
Infelizmente, a política seguida pela Comissão Liquidatária a que preside, mais troikista do que a da troika, não só está a levar a economia portuguesa para a ruína, mais depressa do que muita gente admitia*, como está cada vez mais longe de ganhar credibilidade perante os mercados.
E, por favor, não me venham com a estória das "condições externas", porque, se no tempo de Sócrates, a culpa era só dele, escusam bem de vir, agora, com desculpas esfarrapadas. Porventura, as condições externas mudaram entretanto? Não. Acontece até que Sócrates tinha mesmo razão quando dizia que o mundo tinha mudado, mas estes senhores já não podem dizer o mesmo,, pois quando chegaram ao poder, o mundo já tinha mudado. Por isso, nem dessa desculpa podem lançar mão.
*Já poucas dúvidas há sobre isso: o Núcleo de Estudos de Conjuntura sobre a Economia Portuguesa  da Universidade Católica acaba de rever hoje em baixa as previsões para 2012, estimando uma “forte recessão” de 3,4% para este ano.

2 comentários:

http://enxofrado.blogs.sapo.pt disse...

Análise certeira e factual. Parabéns.

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras do "enxofrado", e , já agora, parabéns ao autor do blog. O nome está muito bem apanhado e o sentido de humor, tantas vezes revelado, dá jeito nestes tempos.
Ginginha